A Operação Eleições desencadeada pela Polícia Militar do Paraná registrou até às 12h deste domingo (28) uma ocorrência envolvendo ilícitos eleitorais em todo o estado, a qual resultou no encaminhamento de quatro pessoas. O esquema de segurança da PM conta com mais de 3 mil policiais militares, dos quais 1.410 atuam na capital. "A PM está atuando em consonância com a lei eleitoral, de maneira integrada, apoiando a justiça eleitoral nas questões pertinentes", garante o Comandante-Geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk.
Ainda de acordo com ele, este está sendo um pleito extremamente tranquilo. "Esperamos que continue assim, já que historicamente os segundos turnos são mais tranquilos que os primeiros", acrescentou o Coronel Roberson. A única ocorrência desta manhã foi registrada na capital do estado, pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), mais precisamente na Rua Rio Guaporé (esquina com Rio Guaíba), no bairro Alto. Uma pessoa ligou para a PM informando que algumas pessoas estavam agitando com bandeiras no local.
"A PM seguiu até lá e constatou, recolheu as bandeiras e orientou os manifestantes, no entanto, o tumulto continuou e a PM deteve quatro pessoas, as quais foram encaminhadas ao Fórum eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral, na Rua João Parolin", informa a Tenente Danielle Valadares Paluch, Porta Voz da PM para o segundo Turno das eleições. Esta ocorrência ainda está em andamento e, portanto, sujeita a novas informações até o final. Nos demais comandos regionais, ou seja, em todo o restante do estado, não houve registro de ocorrências sobre delitos eleitorais.