Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Eleições em Curitiba

Ratinho Junior não assinou termo de compromisso LGBT

Mariana Franco Ramos - Redação Bonde
25 out 2012 às 13:15

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um grupo de 22 organizações de defesa dos direitos de lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) afirma que enviou aos dois candidatos a prefeito que disputam o segundo turno em Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Junior (PSC), um termo de compromisso com as reivindicações do movimento. Os ativistas dizem, no entanto, que até o momento apenas o pedetista assinou o documento.

Segundo o presidente da ABGLT, Toni Reis, as lideranças ainda esperam um posicionamento de Ratinho. "O Fruet já se comprometeu com os dez pontos da nossa comunidade e inclusive tirou foto com as lideranças. Já a assessoria do Ratinho desconversou, mas soubemos que ele assinou um termo de compromisso com os evangélicos, garantindo que apoiaria o ‘modelo tradicional’ de família", disse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2010, Ratinho Junior causou polêmica ao manifestar opinião contrária ao casamento gay. A frase mais famosa dele sobre o tema, "Eu não quero que a minha filha de sete anos veja dois homens se beijando em praça pública", se espalhou pela internet e causou indignação entre militantes de direitos humanos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Um mês e meio após eleições

Bairro de Curitiba amanhece abarrotado de santinhos

Imagem de destaque
Acusado de propaganda ilegal

TRE muda decisão e valida candidatura de prefeito eleito

Imagem de destaque
Dados do TSE

Eleições municipais custaram R$ 2,81 por eleitor

Imagem de destaque
Alerta Justiça Eleitoral

Eleições: prazo para prestação de contas termina nesta 3ª


Procurada, a assessoria de imprensa do candidato ficou de se pronunciar sobre o caso, o que ainda não aconteceu.


No documento LGBT, as instituições destacam dez pontos que julgam importantes para garantir uma Curitiba "sem homofobia, lesbofobia e transfobia". Entre eles, destacam-se a garantia de recursos no orçamento, a utilização do nome social de travestis e transexuais por todos os órgãos da administração pública direta e indireta e a defesa do Estado Laico, em conformidade com a Constituição Federal.

De acordo com Reis, a candidata a vice-prefeita na chapa de Fruet, Mirian Gonçalves, também assinou o termo, ainda no primeiro turno. "O nosso objetivo é politizar as discussões sobre os direitos LGBT e reivindicar o respeito à igualdade. Não queremos mais direitos, e sim os mesmos. Afinal, também pagamos ISS, IPTU e outros impostos", completou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo