Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Curitiba

Vitória de Fruet é trunfo de Gleisi em 2014

Agência Estado
29 out 2012 às 13:40
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aliado de última hora do Planalto, o advogado Gustavo Fruet (PDT) é o novo prefeito de Curitiba, com 60,65% dos votos, após superar Ratinho Júnior (PSC), que obteve 39,35%. A vitória do ex-tucano, que deixou o PSDB por divergência com o grupo do governador Beto Richa, é o grande trunfo da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para a disputa pelo governo do Paraná em 2014.

A aliança dos petistas com o PDT de Fruet foi costurada por Gleisi e pelo marido, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Na manhã deste domingo (28), a ministra observou que essa parceria começou na eleição de 2010, quando o PT apoiou Osmar Dias (PDT) para o governo estadual. A meta do grupo, agora, é manter a aliança para a disputa de 2014.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Agora, é trabalhar pela aproximação", disse Fruet ao chegar acompanhado de Gleisi e Paulo Bernardo para votar em uma faculdade privada da cidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Um mês e meio após eleições

Bairro de Curitiba amanhece abarrotado de santinhos

Imagem de destaque
Acusado de propaganda ilegal

TRE muda decisão e valida candidatura de prefeito eleito

Imagem de destaque
Dados do TSE

Eleições municipais custaram R$ 2,81 por eleitor

Imagem de destaque
Alerta Justiça Eleitoral

Eleições: prazo para prestação de contas termina nesta 3ª


Do total de 1,1 milhão de eleitores, Fruet foi escolhido por 597 mil, enquanto o adversário teve a preferência de 387 mil. Os votos brancos totalizaram 25 mil e os nulos, 44 mil. O candidato vencedor avaliou como "maldosos", "criminosos" e "covardes" os ataques dos adversários no 1.º e no 2.º turnos, que tentaram associá-los aos envolvidos no escândalo do mensalão.

Publicidade


Derrotado, Ratinho Júnior diz ter sido vítima de "preconceito" por não pertencer a uma família tradicional da cidade. "Sofri muito com o conservadorismo de Curitiba, pelo apelido que tenho e por não pertencer à família tradicional", afirmou o filho do apresentador do SBT Ratinho.


Richa


O governador Beto Richa minimizou a derrota em Curitiba, seu principal reduto eleitoral, uma situação incômoda em uma disputa considerada como prévia das próximas eleições.

Richa, porém, mostrou fôlego inesperado na abertura das urnas em outras três grandes cidades do Estado, onde aliados venceram petistas em disputas voto a voto - Marcelo Rangel (PPS) ganhou de Péricles (PT) em Ponta Grossa com 50,48% dos votos. Outras vitórias foram de Edgard Bueno (PDT), que derrotou Professor Lemos (PT) em Cascavel, e de Pupin (PP), vencedor em Maringá contra Enio Verri (PT).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade