O Grupo Datacenso divulgou nesta terça-feira (7) os dados de uma pesquisa sobre a expectativa dos consumidores paranaenses para a Black Friday 2023, no dia 24 de novembro. O levantamento foi feito a pedido da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP), com apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e tem responsabilidade técnica do Dr. Cláudio Shimoyama.
Em Londrina, os produtos mais procurados são celulares ou tablets (28%), eletroportáteis (22%), produtos da linha branca (20%), televisão (15%), calçados (12%), móveis (12%), notebooks (10%), roupas e vestuário (10%), games e jogos eletrônicos (7%), cosméticos (5%), produtos de informática (5%), brinquedos (3%), viagens (2%) e outros (10%).
Foram ouvidos 605 consumidores em diferentes cidades do Paraná, incluindo Londrina, Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava e Francisco Beltrão nos dias 30 de outubro e 1º de novembro. A amostra apresenta margem de erro de 4% e grau de confiança de 95%.
Leia mais:
PRF sente cheiro de maconha e apreende 343 quilos da droga escondidos em caixas de ovos no PR
Entenda como funciona a fraude de transferência em massa de títulos de eleitor entre cidades
Planos de saúde que viraram alvo do governo lideram lucros em 2024
INSS inscreve até 15 de janeiro para vagas de estágio; veja regras
Como a linha branca e outros produtos eletroeletrônicos são os mais procurados para a Black Friday, o ticket médio de todo o Paraná ficou em R$ 1.678,66. Em Londrina, a expectativa ficou acima da média estadual e foi estimada em R$ 1.788,98.
“É uma expectativa bastante otimista, com um ticket médio alto porque os produtos mais procurados são caros. Esperamos que essa expectativa se concretize em vendas para beneficiar todo o comércio e a economia londrinense”, destaca Angelo Pamplona, presidente da ACIL.
Dos entrevistados em Londrina, 60% fizeram compras na Black Friday de 2022, enquanto 40% não compraram nas promoções da data. Entre os que pretendem comprar na Black Friday de 2023, 44% pretendem gastar mais do que no ano passado, enquanto 14% querem gastar o mesmo e 33% vão gastar menos - 8% não souberam dizer. O londrinense pretende comprar, na Black Friday, pela internet (55%), nas lojas físicas de rua (38%) e nas lojas de shoppings (7%).
Em Londrina, 85% dos consumidores entrevistados disseram que vão fazer pesquisa ou comparar os preços, enquanto 15% não vão fazer pesquisas antecipadas de preços para comprar durante as promoções de Black Friday.