Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Mandala'

Maquete Agroecológica é atração na Fazendinha

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
09 abr 2010 às 17:36
- Vivian Honorato/Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A maquete agroecológica, que reproduz uma plantação no sistema de mandala, é uma das atrações da Fazendinha do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), instalada na ExpoLondrina 2010. A mandala consiste no cultivo em círculos de plantas em pequena escala, numa extensão de aproximadamente 100 metros quadrados. Se conduzido do modo adequado, o sistema pode gerar alimentos para uma família de até cinco pessoas no período de um ano.

De acordo com o técnico em agropecuária Juvaldir Olimpio, divulgar o sistema de mandala é valorizar um conhecimento tradicional e fortalecer o amparo à saúde da família, com noções de educação ambiental e segurança alimentar. "A mandala é um policultivo circular que forma um sistema equilibrado, pois uma planta auxilia a outra no controle de pragas, mantendo assim o potencial produtivo dessas plantas", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

As espécies cultivadas são chamadas de co-irmãs, já que uma ajuda a outra no controle de pragas. Deste modo, o uso de agrotóxicos é desnecessário. "A produção é estritamente natural porque as plantas são protetoras umas das outras, cumprindo o papel dos defensivos", complementa Olimpio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade