BondeNews

Ganhando o Mundo 2025: com 5,7 mil inscritos, processo de seleção vai até 19 de abril

03 abr 2024 às 17:34

As inscrições para a edição de 2025 do programa Ganhando o Mundo se encerram no dia 19 de abril. Até o momento, estão inscritos 5.773 estudantes, provenientes de 1.154 escolas da rede estadual de ensino, para competir por uma das 1.200 vagas disponíveis. 


As incrições devem ser realizadas pela Área do Aluno. A Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação do Paraná) estima que mais 5 mil alunos participem do processo, sendo esta edição a maior desde o lançamento do programa. 


Com os destinos sendo Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e, pela primeira vez, a Irlanda, o município de Curitiba lidera o ranking de maior participação, com 727 inscrições até o momento. 


As cidades da Região Metropolitana Sul (Agudos do Sul, Araucária, Balsa Nova, Campo do Tenente, Campo Largo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul) reúnem 490 alunos inscritos. No Interior, já são 384 inscritos em Cascavel, 307 em Maringá e 296 em Londrina.


"A ampla participação dos alunos no processo seletivo demonstra o alcance e a importância do Ganhando o Mundo. É a prova de que os alunos do Paraná estão cada vez mais dispostos e interessados em abraçar esta oportunidade que, certamente, fará toda a diferença em suas trajetórias pessoais e profissionais", afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.



Ganhando o Mundo

O programa foi criado pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Seed-PR para viabilizar intercâmbios internacionais de estudantes matriculados em escolas públicas estaduais do Paraná. Os alunos são enviados para países que oferecem o curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. 


Com quatro edições já realizadas, o programa permitiu que 1.240  estudantes da rede de ensino  atravessassem o mundo, onde vivenciaram experiências de imersão nas culturas dos países anfitriões, além de aprenderem novos idiomas.


Entre fevereiro e julho de 2022, na primeira edição, 100 alunos foram enviados ao Canadá. Na segunda, entre julho e outubro do mesmo ano, outros 100 viajaram para a Nova Zelândia. Na terceira edição, cujas inscrições foram realizadas em 2023, a França passou a integrar a lista de destinos na versão do Ganhando o Mundo França. Na ocasião, 40 estudantes viajaram ao país europeu. 


No início de 2024, 950 alunos embarcaram para Austrália, Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia e Estados Unidos na quarta edição – os outros 50 embarcam no segundo semestre.


O Ganhando o Mundo permite que o intercambista passe um período letivo (aproximadamente seis meses) em outro país, tendo a oportunidade de aprimorar o reportório cultural e acadêmico; vivenciar a realidade de outros países; desenvolver a autonomia e aperfeiçoar o idioma estrangeiro. 


Os custos de alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, reuniões de orientação, assim como o curso preparatório de língua estrangeira, são custeados pela Secretaria. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais.


Continue lendo