Os interessados em participar do processo seletivo do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), referente ao primeiro semestre de 2024, têm até esta sexta-feira (15) para se inscrever.
Neste ano, o MEC (Ministério da Educação) disponibiliza 112.168 vagas para financiamento de curso superior, sendo 67.301 vagas para o processo seletivo do primeiro semestre deste ano.
Essa edição do programa terá, no mínimo, 50% dessas vagas reservadas para o Fies Social, que visa atender pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Leia mais:
Lares no Brasil têm mais cômodos e menos moradores por dormitório
Projeto aprovado na Câmara autoriza investigados por crimes a comprar armas de fogo
Nove em cada dez brasileiros têm acesso à internet em casa
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Esse grupo também poderá financiar até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de educação superior.
Os candidatos ao Fies Social serão identificados automaticamente pelo sistema Fies Seleção, a partir de base de dados do CadÚnico fornecida ao MEC pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome). Essa base de dados corresponde à situação do Cadastro na data de referência de 10 de fevereiro de 2024.
CRITÉRIOS
Pode se inscrever, para o processo seletivo do Fies, o candidato que, cumulativamente, atende às seguintes condições: ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições para o processo seletivo do Fies 2024/1; ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e nota na prova de redação superior a zero; não ter participado do Enem na condição de treineiro (candidato que não concluiu o ensino médio e participa do Exame para fins de autoavaliação); e possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
A obtenção de média mínima de notas no Enem e a observância ao limite de renda são apenas critérios para a inscrição no processo seletivo do Fies. A contratação do financiamento depende da realização dos demais procedimentos previstos em edital que, obrigatoriamente, estão condicionados à classificação e pré-seleção do candidato.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: