Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
PREPAREM OS CASACOS

Inverno começa hoje à noite e Simepar prevê temperaturas mais baixas do que em 2024

Redação Bonde com AEN-PR
20 jun 2025 às 11:07

Compartilhar notícia

Jéssica Sabbadini
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O inverno chega às 23h42 desta sexta-feira (20). A estação é marcada por menos chuva, temperaturas mais baixas, maior probabilidade de formação de geadas e a permanência dos nevoeiros, que já tiveram presença durante boa parte do outono em quase todas as regiões paranaenses.

Em Londrina, o último dia do outono deve ser com sol e temperaturas que oscilam entre 14ºC e 23ºC. Em Arapongas, a mínima será de 15ºC e a máxima de 22ºC; em Ibiporã os termômetros registrarão entre 14ºC e 25ºC. Em Cambé a mínima prevista é 15ºC e a máxima, 24ºC. A previsão é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Temperaturas despencam na terça-feira

Leia mais:

Imagem de destaque
Ação conjunta da PF e PM

Diversos produtos eletrônicos contrabandeados são apreendidos na região de Apucarana

Imagem de destaque
Acidente

Viatura da Rotam é atingida por caminhão em rodovia de Cruzeiro do Oeste

Imagem de destaque
Sumiram 1 dia antes

Casal desaparecido é encontrado morto após acidente com moto no Noroeste do PR

Imagem de destaque
CONCURSO PÚBLICO

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do CNU termina nesta terça


Publicidade

No sábado (21), o tempo mudará e há previsão de chuva, que deverá persistir até segunda-feira (23), quando em Londrina a mínima deverá ser de 10ºC e máxima de 19ºC. As temperaturas sofrerão um declínio expressivo ao longo da segunda-feira.


E na terça-feira (24) as temperaturas ficarão abaixo de 5ºC em grande parte do Estado e possibilidade de formação de geda em diversas regiões. Em Londrina, a mínima prevista é de 3ºC e máxima de apenas 13ºC. Essa média se repete em outras cidades da Região Metropolitana.

Publicidade


De acordo com o Simepar, o inverno de 2025 no Estado deverá ter temperaturas mais baixas do que o inverno de 2024, porém levemente mais altas do que a média histórica. "Ano passado ocorreram bloqueios atmosféricos mais intensos que mantiveram as temperaturas mais altas do que o padrão. Em 2025, o inverno deverá ter temperaturas levemente acima da média histórica”, ressalta Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.


Chuva dentro da média

Publicidade


A chuva também deve ser dentro da média. “No inverno a distribuição espacial da chuva segue a trajetória típica das passagens de sistemas frontais, principalmente das frentes frias”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Publicidade


“Julho e agosto são os meses mais secos do ano no Paraná e a partir de setembro, principalmente a partir da segunda quinzena, as chuvas começam a aumentar, com o desenvolvimento de áreas de instabilidade associadas ao aquecimento mais acentuado da atmosfera, entre o Centro-Oeste brasileiro e o Paraguai”, informa.


Alerta Geada

Publicidade


As regiões com maior possibilidade de formação de geada são as mais altas do Paraná: Sul, Centro-Sul, Centro, Campos Gerais e sul da Região Metropolitana de Curitiba. A população pode ter informação da previsão de geadas com antecedência de 24h, 48h e 72h por meio do serviço Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar desde 1995. O mapa do Alerta Geada fica na página inicial do site do Simepar.

Publicidade


Além das geadas, outro fenômeno típico da estação são os nevoeiros, que continuarão frequentes entre a madrugada e início da manhã. Não há previsão de nenhum fenômeno fora do previsto para a estação em 2025 -– por este motivo a média de chuvas deve ser dentro do padrão.


Julho costuma ser mais quente no Norte


Em julho a região onde mais chove historicamente é o Litoral, com precipitação acumulada entre 54 mm e 178 mm. As chuvas são mais fracas em julho no Norte, onde os acumulados ficam entre 32 mm e 75 mm, apenas. Com relação à temperatura, julho costuma ser mais quente no Norte, onde ficam entre 12°C e 24°C. Elas são mais baixas em julho no Sul do Paraná: entre 8°C e 19°C.


Volume de chuvas em agosto


Em agosto o maior volume de chuvas historicamente ocorre na região Sul: entre 52 mm e 128 mm. O menor é no Norte, entre 18 mm e 108 mm.


As temperaturas mais altas de agosto historicamente são nas regiões Norte e Oeste, entre 13°C e 26°C. As mais baixas no Sul, entre 8°C e 22°C, e na Região Metropolitana de Curitiba, entre 10°C e 22°C.


Acumulado aumenta em setembro


Em setembro a chuva aumenta. A média é de até 201 mm na região Sul. Até no Norte, onde a chuva é menos intensa durante o inverno, os acumulados aumentam em setembro: ficam entre 55 mm e 154 mm.


A temperatura em setembro também começa a ficar mais alta. No Norte e no Oeste fica entre 15°C e 28°C. No Sul, entre 11°C e 23°C, e na Região Metropolitana de Curitiba entre 12°C e 23°C.


(Com informações da Agência Estadual de Notícias)


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Discussão por acidente termina em homicídio em Arapongas
Uma briga motivada por um acidente de trânsito terminou com a morte de um homem na noite de quarta-feira (19), em Arapongas. De acordo
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas