O segundo ato pela legalização do aborto será realizado na próxima quinta-feira (19), no calçadão de Londrina, a partir das 17h. O ato é promovido pelo grupo 8M e inspirado pela Onda Verde, originária da Argentina, país no qual um projeto de lei que visa à descriminalização do aborto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e encaminhado para o Senado para ser julgado no mês que vem.
"O movimento feminista, de várias regiões do mundo, tenta conscientizar a população de que criminalizar o procedimento não impede que mulheres abortem de maneira insegura e muitas percam a vida. No Brasil, quatro mulheres morrem todos os dias em hospitais públicos em decorrência de complicações do aborto inseguro. É uma questão de saúde pública!", argumenta o 8M.
Nos dia 3 e 6 de agosto, será realizada uma audiência públicada para instruir a ação que pede a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. A audiência foi convocada pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber. A ação proposta pelo Psol e pela Anis - Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero alega que a proibição da prática viola diversos preceitos como o da dignidade humana, da cidadania, da não discriminação, da inviolabilidade da vida, da liberdade, da igualdade, da saúde e o planejamento familiar das mulheres e os direitos sexuais e reprodutivos.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
A manifestação será nesta quinta-feira e terá início às 17h, no Calçadão de Londrina. Para mais informações acesse a página do ato no Facebook.