A Secretaria da Mulher abriu nesta quarta-feira (18), inscrições para o curso de formação e capacitação de babás, direcionado a mulheres que queiram trabalhar como cuidadoras de crianças. As aulas serão divididas em duas etapas, teórica e prática, totalizando 40 horas de duração, e ocorrem a partir do dia 30, no Espaço Mulher, que fica na rua Mário Bonalume, nº 633.
O curso é gratuito e as 20 vagas oferecidas são direcionadas, preferencialmente, a mulheres que já são atendidas por algum programa da secretaria, porém, se não forem completadas, poderão ser preenchidas pela comunidade.
De acordo com Lisnéia Rampazzo, psicóloga e diretora do programa de Promoção da Equidade entre Gêneros, da Secretaria da Mulher, o perfil necessário exige idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Após o término das inscrições, as candidatas também passarão por uma avaliação psicológica, com o objetivo de analisar a aptidão para o trabalho com crianças.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
A etapa teórica do curso aborda, entre outros aspectos, postura profissional e elaboração de currículo; psicologia infantil; nutrição do bebê; acidentes domésticos e primeiros socorros; higiene do bebê, e atividades lúdicas para estimulação da criança em cada faixa etária. Com a primeira parte concluída, as mulheres farão a etapa prática nos centros infantis do Hospital Universitário (HU) e da Universidade Estadual de Londrina, por meio de uma parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex).
De acordo com a pisicóloga, a intenção, além de proporcionar autonomia pessoal e financeira da mulher, é formar e capacitar profissionais de qualidade para o mercado de trabalho. "As profissionais da área necessitam de conhecimento técnico e compreensão do comportamento da criança, tanto nos cuidados básicos quanto no aspecto emocional", comentou.
Com a finalização do curso, a secretaria enviará um cadastro das profissionais para a agência do Trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (Sine). As candidatas interessadas devem se inscrever na Secretaria da Mulher, que fica no segundo andar do prédio da Prefeitura. Mais informações pelo telefone (43) 3378-0575.