Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Há seis anos

Ação que desocupa índios da Dez de Dezembro está parada na Justiça

Rafael Machado/Grupo Folha
05 ago 2021 às 17:07

Compartilhar notícia

Micaela Orikasa/ Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Acometidos por um incêndio ainda sem explicações no início da noite desta quarta-feira (4), os indígenas que ocupam uma área às margens da Avenida Dez de Dezembro já deveriam ter deixado o local há bastante tempo. Em novembro de 2015, a Prefeitura de Londrina entrou com uma ação de reintegração de posse do terreno e recebeu uma sentença favorável do juiz da 3ª Vara Federal, Décio José da Silva, dois anos depois. A FUNAI (Fundação Nacional do Índio) recorreu para a segunda instância, mas até hoje o recurso não foi julgado.


Segundo a assessoria de imprensa do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), órgão responsável por analisar o questionamento da FUNAI, não há previsão disso acontecer. Na semana passada, antes mesmo das chamas consumirem seis casas de madeira, o Ministério Público Federal pediu urgência no julgamento, mas não houve resposta positiva do Tribunal de um possível agendamento. Por isso, a ação está parada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Em entrevista à FOLHA, o procurador Raphael Bueno Santos disse que o MPF concorda com a desocupação, mas se vê de mãos atadas diante da lentidão da Justiça. "Enquanto esse assunto não é juridicamente resolvido, tentamos convencer os índios a procurarem algo melhor. Na maioria dos casos, eles são irredutíveis, não querem sair dali. É um lugar insalubre, sem as mínimas condições de higiene. Além disso, a Avenida Dez de Dezembro é uma via rápida, o que pode contribuir para atropelamentos fatais", avaliou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Antigo Centro de Saúde

Mocó da avenida Leste-Oeste é demolido pela Prefeitura de Londrina

Imagem de destaque
Quase R$ 6 milhões

Reforma da UPA do Jardim do Sol deve durar 240 dias em Londrina

Imagem de destaque
Gestão de lixo

CTR vai abrir nova vala para descarte de resíduos em Londrina

Imagem de destaque
Contrários à ADI

'Retrocesso': comunidade escolar protesta em favor das APAEs

Leia mais na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas