A partir desta quarta-feira, o Albergue Noturno Raul Faria Carneiro volta a funcionar normalmente, depois de passar por reformas iniciadas em junho. Inaugurado em 1953, o espaço foi interditado em maio deste ano devido a problemas na estrutura do prédio, que colocavam em risco a vida dos funcionários e alberguistas. Infiltrações de água pluvial e de esgoto provocaram o abalo da estrutura, ocasionando diversas fissuras e rachaduras nas paredes de alvenaria. Desde então, o atendimento prestado pelo albergue foi direcionado ao Bom Samaritano.
A reforma da parte interna do prédio já está concluída, mas ainda falta a parte externa. ''Isso, porém, não compromete o atendimento'', explicou ontem a presidente da Sociedade Espírita de Promoção Social mantenedora do albergue , Maria Júlia Dutra de Barros. O local recebe, em média, 60 pessoas por dia, sendo que dez são usuários fixos por serem idosos e não ter parentes. O local tem capacidade para atender 100 pessoas/dia.
Além do reforço na fundação, o prédio recebeu pintura nova e teve o piso substituído. As tubulações de esgoto e de água pluvial, praticamente 250 metros lineares, também foram trocadas. A Prefeitura repassou R$ 28 mil reais para a reforma. A entidade agora está buscando angariar recursos, avaliados em R$ 5 mil, para realizar reformas na parte externa, o que inclui pintura, troca da porta de entrada do bazar e demolição do muro frontal do prédio. Também é preciso fazer revisão da parte elétrica do prédio.
Leia mais:
Londrina: Alunos da rede municipal deverão receber material escolar em 2025
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Prefeitura abre licitação para finalização das obras de restauro do Museu de Arte de Londrina
Caixas de Correios temáticas despertam a curiosidade de quem passa pelo Bosque de Londrina
Além de tintas e materiais de construção, podem ser feitas doações em dinheiro pelas contas bancárias 959-0, agência 1284, da Caixa Econômica Federal e 00660-5, agência 3737, do Itaú.