A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai realizar uma sondagem de solo nos jardins União da Vitória 5 e 6, na zona sul de Londrina, para analisar se há condições técnicas de implantação de rede coletora de esgoto nos bairros. Na tarde desta segunda-feira (21), o gerente geral da Sanepar na região Nordeste, Sérgio Bahls, participou de reunião com moradores na rádio comunitária do bairro, juntamente com a diretora técnica da Cohab de Londrina, Hisae Gunji, o secretário municipal de Obras, Walmir Matos, técnicos da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo) e o vereador Amauri Cardoso. No final da última semana, moradores do bairro bloquearam ruas para pedir o serviço.
Na ocasião, os manifestantes reivindicam rede de esgoto, obras de asfalto e drenagem. Segundo levantamento da Cohab, são cerca de 720 famílias que vivem em situação irregular naquela região da cidade. A Cohab possui projeto para regularizar a área e pediu à Sanepar que faça os estudos necessários para a implantação de sistema de esgoto.
De acordo com Bahls, as prospecções vão custar mais de R$ 500 mil. O prazo para licitação, contratação e execução da sondagem é de aproximadamente cinco meses. "Ali os terrenos são rochosos e essa sondagem é que vai indicar se há viabilidade técnica para implantar a rede coletora, se há possibilidade de detonação de rocha para então fazer a obra", disse Bahls.