Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Do tradicional ao contemporâneo

Artistas da Zona Norte de Londrina apresentam espetáculo que conta a trajetória do circo

Bruno Souza - Especial para o Portal Bonde
02 ago 2024 às 13:45
- Arquivo Hiber Circus
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O projeto Hiber Circus vai apresentar, neste domingo (4) em Londrina, o "Show de Variedades", espetáculo que tem o objetivo de contar a trajetória milenar da arte circense, iniciando pelas práticas tradicionais até chegar às mais modernas. 


O grupo é composto por jovens artistas e técnicos em artes circenses formados pelo Marista Escola Social Irmão Acácio e também por alunos da Escola de Circo de Londrina. Juntos, eles buscam dar continuidade aos seus processos de formação, visando o aprimoramento do trabalho artístico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Tendo como sede o Norte Cultural (Centro Comunitário Luiz de Sá), o Hiber Circus também oferece aulas aos sábados de manhã e colabora na gestão do espaço.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vagas específicas

Decreto em Londrina prevê criação de vagas para motoristas de aplicativo

Imagem de destaque
No CCE

UEL tem computadores furtados e diz ter registrado BO, mas PM e PC não localizam denúncia

Imagem de destaque
Avanço de frente fria

Veja a previsão do tempo para este fim de semana em Londrina e região

Imagem de destaque
Contra o Ypiranga-RS

Com volta de atacante, Londrina EC termina preparação para jogo no sábado


De acordo com Everton Bonfim, diretor da companhia e professor, o "Show de Variedades" mostrará ao público um resumo da história do circo, levando ao palco elementos característicos de diversas épocas.

Publicidade


"Fala sobre isso, o circo tradicional que vai se transformando e chegando ao circo contemporâneo, que é a nossa área de pesquisa. É uma mistura das técnicas de teatro e dança com o circo", explica Bonfim.


O diretor ainda ressalta que o espetáculo, que deve durar cerca de 50 minutos, é para toda a família, não tendo restrições de idade.

Publicidade


"É para a família. Haverá uma variedade de técnicas, com números aéreos, de tecido, lira e trapézio. Também haverá malabares, acrobacias, solo e contorção, mostrando um pouco mais do circo tradicional de lona."


Em busca de apoio


O Hiber Circus é formado por nove artistas independentes da Zona Norte de Londrina que, para sustentar a si e ao projeto, precisam trabalhar em outras áreas, a fim de manter ativo o sonho de viver dos palcos.

Publicidade


A maioria dos integrantes ingressou na companhia por meio de projetos sociais do Marista, no bairro João Paz (Zona Norte), e foram envolvidos pela arte circense, permanecendo mesmo após a formação.


Bonfim diz que, após o trabalho dos integrantes em horário comercial, eles se reúnem para treinar durante a noite. As aulas ministradas aos sábados ajudam a financiar a viabilidade do projeto.

Publicidade


"Nós nos mantemos dando aula de circo no Luiz de Sá todo sábado de manhã. É uma forma de termos retorno financeiro", pontua.


O diretor do Hiber Circus também espera que, em breve, a companhia seja apadrinhada por editais municipais e estaduais de incentivo à arte, o que traria fôlego aos futuros espetáculos.

Publicidade


"Estamos buscando apoio e nos inscrevendo em editais que possam dar a possibilidade de oferecermos oficinas gratuitamente. Que a gente possa circular com o nosso espetáculo por outras cidades e escolas por meio desse patrocínio!"



Serviço 


A próxima apresentação do espetáculo “Show de Variedades” será neste domingo (4), às 19h, na Vila Cultural Barracão Tangará (Rua Augusto Severo, 544 - Londrina). O evento é gratuito e contará com contribuição espontânea no chapéu.

Publicidade


Ficha Técnica:


Elenco: Diego Gregório, Gabriel Henrique, João Lucas, Lucas Campos, Manuela Mendes, Rafah Gomes e Raquel Paiva


Direção: Everton Bonfim


Maquiagem e Cenário: Criação coletiva


Figurino: Rebeca de Carvalho


Iluminação: Everton Bonfim


Operadora de som: Gabrielly Ciolfi


Apoio: Marista Escola Social Ir. Acácio, Norte Cultural e Barracão Tangará


Leia também: 

Imagem
Casa de bingo clandestina é fechada pela PM no centro de Londrina
De acordo com informações do Capitão Castro, que comandou a operação, havia cerca de 200 pessoas no espaço jogando. Participantes, entretanto, disseram que aproximadamente 300 pessoas estavam presentes.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade