Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Do tradicional ao contemporâneo

Artistas da Zona Norte de Londrina apresentam espetáculo que conta a trajetória do circo

Bruno Souza - Especial para o Portal Bonde
02 ago 2024 às 13:45

Compartilhar notícia

- Arquivo Hiber Circus
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O projeto Hiber Circus vai apresentar, neste domingo (4) em Londrina, o "Show de Variedades", espetáculo que tem o objetivo de contar a trajetória milenar da arte circense, iniciando pelas práticas tradicionais até chegar às mais modernas. 


O grupo é composto por jovens artistas e técnicos em artes circenses formados pelo Marista Escola Social Irmão Acácio e também por alunos da Escola de Circo de Londrina. Juntos, eles buscam dar continuidade aos seus processos de formação, visando o aprimoramento do trabalho artístico.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Tendo como sede o Norte Cultural (Centro Comunitário Luiz de Sá), o Hiber Circus também oferece aulas aos sábados de manhã e colabora na gestão do espaço.

Leia mais:

Imagem de destaque
Próxima temporada

Fórmula Truck confirma etapa em Londrina em novembro de 2025

Imagem de destaque
Atração concorrida

Passarela de Natal no lago Igapó em Londrina ultrapassa 50 mil visitantes

Imagem de destaque
Sessão extra

Câmara de Londrina veta transposição do Vale dos Tucanos

Imagem de destaque
Processo de inclusão de escolas

APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina


De acordo com Everton Bonfim, diretor da companhia e professor, o "Show de Variedades" mostrará ao público um resumo da história do circo, levando ao palco elementos característicos de diversas épocas.

Publicidade


"Fala sobre isso, o circo tradicional que vai se transformando e chegando ao circo contemporâneo, que é a nossa área de pesquisa. É uma mistura das técnicas de teatro e dança com o circo", explica Bonfim.


O diretor ainda ressalta que o espetáculo, que deve durar cerca de 50 minutos, é para toda a família, não tendo restrições de idade.

Publicidade


"É para a família. Haverá uma variedade de técnicas, com números aéreos, de tecido, lira e trapézio. Também haverá malabares, acrobacias, solo e contorção, mostrando um pouco mais do circo tradicional de lona."


Em busca de apoio


O Hiber Circus é formado por nove artistas independentes da Zona Norte de Londrina que, para sustentar a si e ao projeto, precisam trabalhar em outras áreas, a fim de manter ativo o sonho de viver dos palcos.

Publicidade


A maioria dos integrantes ingressou na companhia por meio de projetos sociais do Marista, no bairro João Paz (Zona Norte), e foram envolvidos pela arte circense, permanecendo mesmo após a formação.


Bonfim diz que, após o trabalho dos integrantes em horário comercial, eles se reúnem para treinar durante a noite. As aulas ministradas aos sábados ajudam a financiar a viabilidade do projeto.

Publicidade


"Nós nos mantemos dando aula de circo no Luiz de Sá todo sábado de manhã. É uma forma de termos retorno financeiro", pontua.


O diretor do Hiber Circus também espera que, em breve, a companhia seja apadrinhada por editais municipais e estaduais de incentivo à arte, o que traria fôlego aos futuros espetáculos.

Publicidade


"Estamos buscando apoio e nos inscrevendo em editais que possam dar a possibilidade de oferecermos oficinas gratuitamente. Que a gente possa circular com o nosso espetáculo por outras cidades e escolas por meio desse patrocínio!"



Serviço 


A próxima apresentação do espetáculo “Show de Variedades” será neste domingo (4), às 19h, na Vila Cultural Barracão Tangará (Rua Augusto Severo, 544 - Londrina). O evento é gratuito e contará com contribuição espontânea no chapéu.

Publicidade


Ficha Técnica:


Elenco: Diego Gregório, Gabriel Henrique, João Lucas, Lucas Campos, Manuela Mendes, Rafah Gomes e Raquel Paiva


Direção: Everton Bonfim


Maquiagem e Cenário: Criação coletiva


Figurino: Rebeca de Carvalho


Iluminação: Everton Bonfim


Operadora de som: Gabrielly Ciolfi


Apoio: Marista Escola Social Ir. Acácio, Norte Cultural e Barracão Tangará


Leia também: 

Imagem
Casa de bingo clandestina é fechada pela PM no centro de Londrina
De acordo com informações do Capitão Castro, que comandou a operação, havia cerca de 200 pessoas no espaço jogando. Participantes, entretanto, disseram que aproximadamente 300 pessoas estavam presentes.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo