Todo início de ano, os alunos recebem a lista de material escolar. É um gasto que pode pesar no orçamento das famílias, principalmente para aquelas com mais de uma criança ou adolescente em idade escolar.
Para ajudar essas famílias, a Associação de Moradores do Vista Bela, residencial localizado na zona de Londrina, promove uma campanha de arrecadação de materiais escolares para estudantes da rede estadual.
É a quarta edição da campanha, que começou no dia 10 de janeiro e segue até 4 de fevereiro, já que as aulas começam no dia 6.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
“Em 10 dias de ação, nós ainda não conseguimos arrecadar nada”, lamenta Vera Cristina Vieira, presidente da associação. De acordo com ela, a expectativa é de auxiliar mais de 200 famílias em situação de vulnerabilidade social, doando cerca de 400 kits escolares.
Vieira destaca que a prioridade na distribuição é para famílias mais carentes e com mais filhos em idade escolar.
“Algumas famílias têm mais de quatro filhos, como que elas vão comprar material para todas as crianças? O que acontece muito é dividir o mesmo material, então um usa de manhã e outro de tarde”, observa. Na última edição, em 2022, a associação conseguiu fornecer material escolar para 40 famílias.
O material escolar vai ser destinado para as crianças que frequentam a rede estadual. Apesar de o ensino ser obrigatório, o Governo do Estado não fornece os materiais básicos.
Para os alunos que estudam na rede municipal, a Prefeitura de Londrina anunciou a entrega, pela primeira vez, de materiais escolares.