Um levantamento feito pela auditoria da Prefeitura de Londrina aponta uma diferença de R$ 1.317.348.43 na prestação de contas das verbas destinadas à manutenção da equipe profissional de basquete masculino, entre 1997 e 2000, quando era vinculada ao Grêmio Esportivo, Recretativo e Literário Londrinense. O relatório foi entregue nesta terça-feira (26/06) pelo auditor Osvaldo Alves de Lima ao promotor de Defesa do Patrimônio Público, Bruno Galatti.
Os repasses investigados ocorreram durante a gestão do ex-prefeito Antonio Belinati (sem partido), que não completou o mandato porque em 22 de junho foi cassado pela Câmara de Vereadores. O mandato foi concluído por Jorge Scaff (PSB), que presidiu o Grêmio por 23 anos, permanecendo no cargo até abril do ano passado. "Não podemos dizer onde foi parar essa diferença. Estamos encaminhando os documentos ao Dr. Bruno para que tome as providências cabíveis", afirmou o auditor. Ele fez o levantamento a pedido do MP, que investiga repasses da prefeitura no setor esportivo desde o ano passado.
Segundo Lima, de 1997 a 2000, somente em repasses, o Grêmio recebeu R$ 3.331.000, porém a documentação fornecida pelo clube revela que os gastos com o basquete foram de R$ 2.013.000. "Pode ser que haja mais comprovantes, nós solicitamos mas não foram entregues à auditoria. Se os gastos não forem comprovados, caberá ao Grêmio apontar os responsáveis", afirmou o auditor. A maior parte dos repasses foi feita pelo município. A empresa Transportes Coletivos Grande Londrina também patrocinou a equipe.
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* Leia mais em reportagem de Lino Ramos na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quarta-feira