A falta de caixas de gordura em imóveis localizados próximos às bacias hidrográficas dos ribeirões Cambé e Lindóia é a principal causa da poluição encontrada nas afluentes pela Secretaria Municipal do Ambiente. Pelo menos é o que aponta a Sanepar. A companhia estadual vistoriou cerca de 1,7 mil imóveis entre os dias 1º e 15 deste mês. Grande parte deles não tem o equipamento.
A solicitação do trabalho partiu de uma notificação feita pelo secretário do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, que também foi informado de um mapa, com 110 pontos, onde são realizadas vistorias diariamente. O objetivo do procedimento é prevenir fundos de vale de possíveis vazamentos de esgoto nas bacias.
"Nós vamos reunir uma equipe técnica ainda hoje, para fazer uma análise mais aprofundada. Os proprietários devem regularizar o quanto antes essa situação. É um equipamento simples, barato e de grande importância ambiental. Caso a determinação não seja acatada, os responsáveis podem ser multados", informou o secretário.
Leia mais:
Deputados garantem ter emenda do governo federal para obra do Teatro Municipal de Londrina
UEL aprova calendário de graduação para 2025
Evento "Mulheres na Roda de Samba" também acontece em Londrina
Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025
Para evitar que a poluição impeça o fluxo de água, a Sanepar fez a lavagem de 6 km de rede de esgoto na semana passada.