Londrina

Avenida Dez de Dezembro tem duas faixas interditadas por obras em Londrina

19 mai 2021 às 14:07

A TCE Engenharia LTDA, responsável pelas obras de adequações viárias na avenida Dez de Dezembro para a construção de uma alça que dará acesso à rua Bolívia, interditou duas faixas, sentido zona sul para o centro. Os motoristas devem se programar para possíveis atrasos, visto que o trânsito fluirá em apenas uma faixa. O serviço deve durar cerca de 15 dias, pois, na sequência, o trabalho será feito do outro lado da pista, no sentido centro para a zona sul.


A Companhia Municipal de Trânsito Urbanização (CMTU) orienta os motoristas a trafegarem com cuidado, pois o trânsito está mais lento devido à interdição das duas pistas. A medida foi necessária porque a TCE Engenharia está executando obras de drenagem no local.


Ao todo, a Prefeitura investirá cerca de R$ 2,9 milhões para realizar as obras. O trabalho iniciou no dia 3 de março e o prazo de execução é de 210 dias. A obra terá 5.650 m² apenas em pavimentação e contará com serviços de drenagem, com a ampliação e aprimoramento da capacidade das galerias de águas pluviais em diferentes trechos trabalhados. Serão construídas novas calçadas e haverá instalação de iluminação pública com sistema LED.


A interligação entre a Dez de Dezembro e a Bolívia será criada, no sentido norte-sul, por meio de nova passagem que sairá da Dez de Dezembro em direção à rua Panamá, no entroncamento com a rua Adriático, permitindo, na sequência, o trajeto inédito até a rua Bolívia.


Para quem trafega na Dez de Dezembro, essa conexão possibilitará chegar mais facilmente às ruas da Vila Brasil e bairros dessa abrangência, bem como ir mais rapidamente até a área leste de Londrina, sentido aeroporto, utilizando o viaduto da rua Bolívia sobre a avenida.


Logo após a nova alça na Dez de Dezembro, com desvio à direita, será construída uma rotatória entre as ruas Panamá e Adriático, que organizará o trânsito e abrirá diferentes opções de caminho a partir deste ponto. Os motoristas, ciclistas e pedestres poderão contornar a rotatória e seguir pela rua Panamá diretamente até as ruas Bolívia, Peru e outras, adentrando ao bairro.


Ainda antes do viaduto da rua Bolívia, outra opção é sair da rotatória já para a rua Adriático. Outra novidade é que, aqueles que estiverem na rua Panamá, agora terão condições de acesso direto à Avenida Dez de Dezembro, no sentido de Curitiba, utilizando a saída a partir da mesma rotatória.


Outros detalhes – Por meio da mesma obra, serão criados mais dois acessos na Avenida Dez de Dezembro, do outro lado da pista, no sentido sul-norte. Quem trafega pela avenida, vindo da PR-445, contará com uma nova passagem direta para a zona leste, na região do aeroporto. Este acesso será construído logo após a altura da rua Charles Lindemberg, antes do viaduto da Rua Bolívia, criando uma conexão com a Rua da Aeronáutica. Essa rota será interligada com a rotatória da Praça João Negrão, que oferece acesso a diferentes vias da face leste, entre elas as avenidas Salgado Filho e Comandante João Ribeiro de Barros, e ruas Augusto Severo e Enzo Rufino.


Nessa mesma área, o outro acesso criado será a partir da Praça João Negrão para a Dez de Dezembro, passando pela nova alça da Rua da Aeronáutica. Assim, o fluxo neste ponto da região leste poderá seguir diretamente para a Dez de Dezembro, facilitando o trajeto para a região central e norte da cidade.

Será feita, ainda, a duplicação de um trecho curto da rua Bolívia, logo após o viaduto sobre a Dez de Dezembro, que ficará com quatro pistas para melhorar o acesso à região leste. Já a rua Enzo Rufino, que sai da rotatória da Praça João Negrão, hoje com dois sentidos, passará a ter sentido único. As novas estruturas devem desafogar o trânsito nos trechos abrangidos.


Continue lendo