Moradores de bairros de Londrina em que a coleta de lixo ocorre às terças, quintas e sábados poderão ficar pelo menos quatro dias sem o recolhimento do lixo orgânico, informou a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
A coleta será supensa no sábado (25) por causa do Natal e a CMTU ainda não decidiu se vai antecipar a coleta nessas residências para segunda-feira (27).
Segundo nota divulgada pelo Núcleo de Comunicação da Prefeitura, os serviços de coleta de lixo, varrição e limpeza pública trabalham normalmente na sexta feira (24), mas não cumprem jornada no sábado, retornando somente na segunda. A equipe de trânsito atua normalmente nos dois dias.
Leia mais:
Banda Nova Funcart promove nova edição do festival de música neste domingo em Londrina
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Elevação do preço da carne pressiona inflação da cesta básica em Londrina
Distrito de Guaravera deve ficar sem água nesta segunda após manutenção de rede
Além de não passar no sábado, feriado, a coleta não passará no domingo, já que segundo a CMTU, esse serviço jamais é executado aos domingos.
O setor de coleta de lixo orgânico da CMTU disse à reportagem do Bonde nesta manhã que as pessoas em cujo bairro a coleta passa terças, quintas e sábados devem aguardar comunicado para saber se a coleta será antecipada para segunda-feira, já que o dia normal seria apenas na terça (28), ou que somaria cinco dias sem recolhimento de lixo.
Enquanto isso, as pessoas devem acomodar o lixo dentro de suas residências, não o colocando nas ruas para evitar que animais rasguem os sacos e sujem as ruas.
O Diretor de Operações da CMTU, Luciano Borrozino, não estava na CMTU na manhã de hoje para falar sobre o assunto.
Órgãos públicos
Os prédios da Prefeitura de Londrina, da CMTU, da Companhia de Habitação (COHAB) e demais secretarias fecham durante toda a sexta-feira e só retornam na segunda (27).
A Secretaria de Educação informou que a rede municipal de ensino entra em férias no dia 23, e os professores e servidores retornam às atividades somente em janeiro. O setor administrativo da secretaria fecha na sexta feira e reabre na segunda, com rodízio de funcionários.
Saúde
O expediente da área da saúde também muda neste feriado. Unidades básicas de saúde 12h (UBS), unidades administrativas da secretaria, Policlínica e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) não terão expediente na sexta, retornando somente na segunda-feira.
Os serviços 16h e 24h atendem normalmente, assim, como a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, Pronto Atendimento Municipal (PAM) e Pronto Atendimento Infantil (PAI), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (SIATE).