Uma equipe do Procon, com a ajuda do Sindicato dos Bancários, promoveu um 'arrastão' em agências bancárias, hoje (20/08), em Londrina. O objetivo foi detectar se o Código de Defesa do Consumidor Bancário, estabelecido através da resolução 2878, está sendo obedecido. A multa para o estabelecimento que não obedecer a resolução pode variar de 200 até 3 milhões de Ufirs.
De acordo com o coordenador geral do Procon em Londrina, Tito do Valle, foram verificadas as principais disposições da resolução: se existe atendimento específico para deficientes; se o telefone do Banco Central para reclamações (0800-992345) e o valor das tarifas estão em local visível; se os clientes e não-clientes são tratados da mesma forma; se existem filas longas; se o cliente não tem restrições ao atendimento pelos meios convencionais (no caixa) mesmo com os caixas eletrônicos, e se o conforto dos clientes é atendido com a existência de banheiros e água.
* Leia mais em reportagem de Chiara Papali na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta terça-feira