Mil novas famílias de Londrina vão receber os benefícios de programas federais – 900 delas serão beneficiadas pelo Auxílio Gás e cem vão integrar o Bolsa Alimentação. Os cartões para receber os benefícios já estão disponíveis na Caixa Econômica Federal e devem ser entregues até a semana que vem. A entrada de novas famílias nos dois programas tornou-se possível por meio do Cadastro Único. A partir desse cadastro, o município envia os dados para o governo federal.
O Bolsa Alimentação repassa mensalmente R$ 15 às famílias, enquanto o Auxílio Gás entrega o mesmo valor a cada dois meses. "Para receber os benefícios, é preciso que a prefeitura de cada município preencha cadastros das famílias com renda per capita de até meio salário mínimo", explicou Marcos Defreitas, secretário do Planejamento de Londrina. Com o cartão as famílias poderão sacar o dinheiro diretamente no caixa.
Para que os benefícios possam ser repassados, vem sebdo realizado, há seis meses, o cadastro único da população. O questionário é aplicado por 50 estagiários que realizam trabalho de campo, dirigindo-se a bairros da cidade e na zona rural. Os dados são digitados e enviados ao governo federal. Até agora, a Prefeitura de Londrina já cadastrou 16.948 famílias. O trabalho deve ser finalizado até o dia 20 de fevereiro.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Segundo Defreitas, hoje em Londrina 747 famílias recebem os recursos do Bolsa Alimentação, 7.800 são beneficiadas pelo Bolsa Escola federal e 1.664 recebem o Auxílio Gás. Outras 1.315 famílias recebem R$ 100 do programa Bolsa Escola municipal.