O projeto de lei que prevê a criação de 13 novos cargos para o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) foi aprovado pela Câmara de Vereadores durante a sessão desta quinta-feira (23). A contratação dos novos servidores integra o projeto de reestruturação de um dos órgãos técnicos mais importantes da prefeitura.
Pelo projeto, vão ser criados dez novos cargos para arquitetos e outros três para engenheiros. Atualmente, o setor de Engenharia e Arquitetura do Ippul conta com apenas sete profissionais.
A prefeitura pretende contratar os novos engenheiros e arquitetos entre este e o próximo ano. O projeto de lei aprovado pela Câmara não traz informações sobre quanto a criação dos cargos vai custar aos cofres públicos.
Leia mais:
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Na justificativa anexada à proposta, a prefeitura argumento que Ippul precisa de mais funcionários para, principalmente, elaborar novos projetos ao setor de Planejamento Urbano do município. "(O órgão) desenvolve estudos e projetos de natureza técnica nas áreas de mobilidade urbana, trânsito, planejamento urbano e projetos de edificações e espaços públicos. Também é atribuição do Ippul elaborar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Londrina, monitorar a implantação do Plano Diretor Participativo do Município de Londrina e desenvolver estudos, pesquisas, propostas, projetos e planos setoriais necessários à permanente atualização do Plano Diretor", lembra o Executivo no projeto de lei.
De acordo com o município, a contratação de novos servidores vai ajudar o Ippul a elaborar mais projetos e a agilizar a formulação de propostas parcialmente criadas.
Os vereadores têm, a partir desta quinta-feira, sete dias úteis para apresentar emendas ao projeto que prevê a criação de novos cargos para o Ippul. Finalizado o prazo, a matéria voltará a ser discutida pelo Legislativo em segundo turno.
Geógrafos
Alguns vereadores questionaram, durante a sessão de hoje, o fato de o Ippul mais contar com geógrafos. "O instituto sentiu a falta dos profissionais enquanto formulava os projetos do Plano Diretor", destacou Lenir de Assis (PT). Tio Douglas (PTB), por sua vez, alegou que o órgão municipal também precisa de cartógrafos em seu corpo técnico.
O líder do Executivo na Câmara, vereador Junior Santos Rosa (PSC), garantiu que o município tem a intenção de contratar mais profissionais para o Ippul entre este e o próximo ano. "A prefeitura sabe das fragilidades do instituto e estuda meios para a criação dos novos cargos", observou.
Secretaria de Obras
No final do ano passado, a prefeitura resolveu o problema de déficit de pessoal da Secretaria de Obras, outro órgão municipal que depende do trabalho qualificado de engenheiros e arquitetos. Projeto de lei que previa a criação de 19 cargos para a autarquia foi aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 22 de dezembro.