A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher do Legislativo Londrinense promove nesta quarta-feira (12), das 8h30 às 11h, o debate 'A participação das mulheres nos espaços de poder', como atividade da 22ª Semana Municipal da Mulher, na sala das sessões da Câmara de Vereadores.
O debate será coordenado pela presidenta da Comissão, a vereadora Lenir de Assis (PT) e terá como palestrante a professora Silvana Mariano, do departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Também na oportunidade as demais integrantes da Comissão, as vereadoras Elza Correia (PMDB) e Sandra Graça (SDD), irão apresentar dados sobre a presença das mulheres nos espaços de poder do município e do país.
A vereadora Lenir de Assis vai propor, a partir do debate desta quarta-feira, uma reflexão: o que fazer, nas próximas décadas, para estimular e oferecer condições de participação à mulher londrinense na vida pública. "Temos que aproveitar as comemorações dos 80 anos de Londrina para refletir sobre o espaço que ocupamos na política da cidade e o que queremos fazer a partir de agora", propõe.
Lenir lembra que em oito décadas o município não elegeu uma prefeita. "Na Câmara, as mulheres fizeram e fazem história do Legislativo, com mandatos atuantes e combativos em várias frentes. Mas, em todo esse tempo, somente dez vereadoras exerceram mandato".
Leia mais:
Fim de semana será de tempo instável com chuvas em Londrina e municípios da região
Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil
Em Londrina, 1ª edição do Fiil debate futuro da inovação
Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta sexta-feira
A realidade municipal que não é diferente no âmbito nacional, reacende o debate e o desafio sobre a participação feminina na política. De acordo com a publicação Congresso em Foco, apesar de representarem 51,95% do eleitorado no país, o percentual de mulheres no Congresso Nacional não chega a 10% , segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos 513 deputados federais, 45 mulheres foram eleitas nas eleições gerais em 2010, o que representa 9% do total, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A 22ª Semana Municipal da Mulher acontece no período de 8 a 15 de março, com atividades diárias. A realização é da Prefeitura de Londrina, com apoio da Câmara de Vereadores, da UEL e OAB, entre outras entidades.