O presidente da Comissão de Defesa ao Consumidor e Segurança Pública da Câmara de Vereadores de Londrina, Péricles Deliberador (PMN), protocolou hoje (27/1), na sede da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) um pedido de informações sobre as medidas que serão adotadas pela Administração para evitar a superlotação dos ônibus que atendem o sistema de transporte coletivo. Apoiado pelos demais integrantes da Comissão, Marcos Belinati (PROS) e Roberto Fú (PDT), o grupo cobra desde o ano passado melhorias nos serviços oferecidos à população e reforço na atual frota do transporte coletivo, principalmente nos horários de rush.
Deliberador disse o pedido de informações solicita detalhes sobre como será realizada a inclusão de novos veículos no atual sistema, para que os vereadores possam acompanhar o impacto na qualidade dos serviços. Em nenhum momento, no entanto, a comissão expõe quais linhas devem receber os novos veículos. "Queremos saber se os novos ônibus serão utilizados nos horários de pico; quantos ônibus serão acrescentados à atual frota e qual a estimativa do número de usuários que serão beneficiados pela medida prometida pela CMTU", afirmou o vereador referindo-se ao anúncio da inclusão de 21 novos veículos no sistema de transporte coletivo local feito pela Companhia no final do ano passado.
Ainda no documento encaminhado à CMTU, os vereadores questionam qual a data prevista para início da circulação dos novos veículos, os itinerários e se todos os ônibus atenderão aos usuários com deficiência. Os vereadores perguntam também se os veículos serão acrescidos aos carros que atuam em itinerários específicos ou se irão reforçar a frota apenas nos horários com maior número de passageiros.
Leia mais:
Apesar dos problemas na rodoviária de Londrina, comerciantes desaprovam concessão pública
Feto é encontrado nas grades de limpeza de estação de tratamento da Sanepar
Longa inspirado no histórico assalto ao Banestado terá Murilo Benício e Christian Malheiros no elenco
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
"A principal reclamação da população é com relação a superlotação dos ônibus nos horários de pico. Por isso, queremos que a CMTU nos informe, o mais rápido possível, quais horários e itinerários contarão com os novos veículos", explicou Deliberador. A proximidade do reinício do período letivo e a falta de informações sobre reforço na frota do transporte coletivo, também motivaram o envio de ofício à CMTU.