Alunos do segundo ano de odontologia da Universidade Norte do Paraná (Unopar) realizaram na manhã desta segunda-feira, em frente ao Banco do Brasil do Calçadão, uma campanha de prevenção do câncer bucal. Segundo a professora Estela Kaminagakura, 34 anos, a previsão era examinar 200 pessoas.
Apesar do câncer bucal não figurar entre os de principais incidências na população mundial, no Brasil é o quinto de maior prevalência entre as mulheres e o oitavo entre os homens, de acordo com Estela.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que mais de sete mil casos de câncer bucal são detectados anualmente no Brasil. Homens acima dos 40 anos, tabagistas e alcóolatras apresentam mais riscos de desenvolver a doença. Próteses dentárias mal ajustadas também podem provocar lesões na boca propiciando o aparecimento do câncer.
Os alunos foram orientados a identificar caroços, feridas e úlceras nas bocas das pessoas e encaminhá-las para um exame mais aprofundado na Clínica Odontológica da Unopar.
Leia mais:
Obra de drenagem em rua da zona sul de Londrina gera transtornos e apresenta falhas
Distrito da Warta recebe 2ª Festa Rural neste final de semana em Londrina
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
>> Reportagem completa na Folha de Londrina desta terça-feira