O projeto é realizado pela ONG Viva Rio e realizará oficinas sobre o Estatuto do Desarmamento e a participação de igrejas na luta pela paz; Londrina é a única cidade, que não é capital, a receber a caravana
O Comitê Londrinense para o Desarmamento, em parceria com o projeto Caravana da Paz, vai realizar no dia 13 de julho (quinta-feira), oficinas com o tema "Desarmamento e Religiões pela Reforma da Polícia". O evento ocorre no Cedro Hotel, que fica na avenida Juscelino Kubitscheck, n° 200, no centro.
Além das oficinas, que têm como público alvo membros das instituições que compõem o comitê, o evento vai contar ainda com um Ato pela Paz, que irá ocorrer no aterro do lago Igapó, às 11h. De acordo com o coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luís Cláudio Galhardi, o projeto Caravana da Paz é realizado pela ONG Viva Rio, e vai percorrer algumas cidades do país para conscientizar a população sobre a importância do cumprimento do Estatuto do Desarmamento. "O Viva Rio escolheu 15 capitais brasileiras e Londrina para realizar estas oficinas", informou.
Leia mais:
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira em Londrina e na região
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Segundo o coordenador, o fato de Londrina ser a única cidade do interior a receber a caravana mostra os esforços realizados pelo município na campanha do desarmamento, realizada até o ano passado em todo o país, foram significativos. Enquanto a média no estado foi de 2,4 armas para cada mil habitantes, em Londrina foram recolhidas 11,5 armas a cada mil habitantes.
O objetivo das oficinas, conforme Galhardi, é sensibilizar as pessoas quanto ao Estatuto de Desarmamento. Além disto, a caravana vai tratar também sobre a participação de instituições religiosas no combate à violência e no apoio das ações policiais.
Serão realizadas duas oficinas. A primeira, das 8h às 12h, com o tema "Cumpra-se o Estatuto do Desarmamento" e a segunda ocorre à tarde, das 14 às 18h, com o tema "Religiões pela reforma da Polícia".
Após Londrina, a Caravana da Paz segue para Curitiba, onde ficará nos dias 14 e 15. Em todas as capitais, o Viva Rio vai realizar, além das oficinas, audiências com governadores e outros representantes do poder público para debater e afirmar a importância do Estatuto do Desarmamento.