Quem consumiu caldo-de-cana em quiosques da BR 101 na região de Navengantes (SC) entre os dias 1º de fevereiro e 20 de março deve comparecer ao Centrolab, no prédio do Pronto Atendimento Municipal (PAM), para a realização de exames de diagnóstico da doença de Chagas. A orientação é da Secretaria Municipal de Saúde.
A coleta de exame será feita nos dias 28, 29 e 30 das 7h às 10h.
O surto de Mal de Chagas em Santa Catarina já provocou cinco mortes entre os 30 casos confirmados. Um sexto caso está ainda sob avaliações e outros nove estão em investigação. Estima-se que 50 mil pessoas podem ter consumido o caldo de cana e devem procurar os postos de saúde para fazer exames. O Ministério da Saúde informou que vai enviar o mesmo número de kits para o diagnóstico.
Leia mais:
Londrina: Eleição não ganha espaço no Mercado Shangri-lá neste domingo
Eleição municipal de Londrina conta com intérpretes de Libras pela primeira vez
Explosão de bomba com carta assusta feirantes no centro de Londrina
Dia das Bruxas em Londrina tem cinema e música
Conforme literatura da área de saúde, o registro de Santa Catarina é o terceiro caso brasileiro em que ocorre a infecção de pessoas por cana-de-açúcar contaminada. A primeira ocorrência foi registrada em 1968 no município gaúcho de Teotônia e, o segundo, em Catolé da Rocha, município da Paraíba, nos anos 1970.
Os sintomas da fase aguda da doença surgem entre cinco e 15 dias depois da picada do barbeiro (triatomas). Entre as manifestações podem surgir mal-estar, febre, dores de cabeça, inchaço nas pernas e alterações cardíacas.
Informações da Prefeitura de Londrina