A Companhia Municipal de Transporte e Urbanização (CMTU) está avaliando a viabilidade de implantar em Londrina o sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus urbanos. A medida deverá trazer mudanças importantes. Uma delas é a desativação parcial do Terminal Urbano, hoje já saturado pela carga diária de cerca de 140 mil usuários.
A medida ainda está sendo estudada, sobretudo no que diz respeito aos custos de implantação, mas cogita-se que ela poderá ocorrer ainda durante a atual administração, que acaba em 2004. ''O principal motivo (do estudo) é tentar melhorar a qualidade do serviço de transporte coletivo'', destacou a diretora de operações e transporte da CMTU, Rosemeire Suzuki Lima. Segundo a diretora, além do benefício para o usuário, o novo sistema também permitirá que o trânsito na área próxima ao Terminal Urbano flua com mais rapidez. Além disso, com menos circulação de dinheiro no interior dos ônibus, a CMTU acredita que o número de assaltos também cairá drasticamente.
As empresas que operam o transporte coletivo em Londrina, Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e Francovig, são favoráveis e afirmam que é uma tendência irreversível de modernização na prestação do serviço. O gerente da TCGL, Gildalmo de Mendonça, argumentou que seria prematuro falar em aumento do passe de ônibus. ''Não é interesse da empresa reajustar tarifa e (quando isso ocorre) não é por nossa vontade'', destacou. Ele também descartou possíveis demissões. ''(A catraca eletrônica) dificilmente resulta na eliminação do cobrador. Eles poderão ser aproveitados em outras funções'', assegurou.
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
*Leia mais na edição desta quinta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.