A CMTU e o Conselho Municipal do Idoso estão tentando uma negociação com os donos de estabelecimentos comerciais para melhorar a sinalização das vagas especiais e estabelecer um tempo máximo de utilização do local. Além disso, também estão previstas campanhas para divulgar informações e promover a conscientização do motorista que ainda insiste em usar as vagas exclusivas.
Para garantir o acesso de idosos às vagas no estacionamento, a Prefeitura de Londrina disponibiliza desde 2010 e de forma gratuita um cartão que autoriza o uso desses espaços. A Lei Federal 10.471 estabelece que 5% das vagas da cidade são destinadas a pessoas com mais de 60 anos ou com alguma dificuldade de locomoção, inclusive as vagas de estabelecimentos comerciais, como shoppings e supermercados.
Para estacionar nas vagas reservadas, o idoso não precisa necessariamente ser o condutor do veículo, basta que ele esteja dentro do carro. O motorista, porém, deve deixar o cartão sobre o painel de forma visível. De acordo com o capitão Diógenes, diretor de trânsito da CMTU, a fiscalização é feita pelos agentes de trânsito.
Leia mais:
Veja o funcionamento dos serviços municipais durante o aniversário de Londrina
FEL oferta aulas gratuitas de treinamento funcional em Londrina
Banda Essence se apresenta nesta sexta na Concha Acústica em Londrina
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
"Eles vão verificar se o carro estacionado está com o cartão no painel e também vão confirmar a autenticidade do mesmo. Se houver alguma irregularidade, o motorista pode sofrer uma notificação considerada grave, o que equivale a uma multa de 127 reais", afirma.
A recomendação para o idoso que ao tentar estacionar em uma vaga exclusiva, vê um motorista de forma irregular usando o local é imediatamente solicitar o agente de trânsito mais próximo ou entrar em contato com a CMTU.
Desde o início do credenciamento, foram requeridos 5 mil cartões. Quem ainda não fez o pedido, deve se dirigir a CMTU, portando identidade, CPF e comprovante de residência. Lá mesmo é feito o cadastro para receber o cartão. O processo normalmente é rápido, mas dependendo da demanda pode demorar um ou dois dias.