Os cem primeiros aprovados na primeira fase do concurso vão participar agora do teste físico, que terá três etapas: força manual, flexão abdominal e corrida. Segundo o chefe da divisão de seleção da UEL, Gerson Melatti, a corrida será interrompida caso esteja chovendo. O teste terá cerca de quatro horas de duração e o resultado da avaliação deverá ser entregue à CMTU no dia 31 de janeiro.
O concurso, aberto em outubro, atraiu 2.957 candidatos. O teste escrito foi realizado no dia 8 de dezembro. Das 2.372 pessoas que fizeram a prova, cem foram selecionadas para a segunda etapa. De acordo com Melatti, todos os candidatos que conseguirem a nota mínima serão aprovados.
Inicialmente, a CMTU irá contratar 30 novos agentes. Depois, os candidatos serão chamados por ordem de classificação - até completar o número de 60 contratações. O concurso tem validade de 36 meses (três anos). De acordo com o responsável pelo concurso na CMTU Alípio Nascimento Santos, o trabalho dos agentes é fiscalizar o trânsito e as feiras promovidas pela companhia.