Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais conscientes

CMTU realiza treinamento com funcionários da TCGL

Heloísa Prado - Bonde
19 out 2006 às 18:32

Compartilhar notícia

Simulação: motoristas e cobradores tiveram os olhos vendados para vivenciar realidade de pessoas com deficiência - NCPML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), em parceria com a empresa Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), com a Coordenadoria de Educação Especial e Psicopedagogia (CEEPP) e com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou nesta quinta-feira (dia 19), um treinamento com motoristas e cobradores que trabalham com o transporte convencional adaptado. O objetivo do encontro é sensibilizar os funcionários para as necessidades das pessoas com de deficiência que utilizam o transporte coletivo no município.

Este é o segundo encontro que a CMTU promove junto à TCGL. O primeiro foi realizado no dia 16 de setembro e contou com a participação de 52 funcionários. Antes disso, a companhia já havia realizado outros dois treinamentos com funcionários da própria CMTU, e também das empresas TCGL e Francovig, que também presta serviços de transporte coletivo à Prefeitura de Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme Pollyanna Maria de Oliveira, supervisora de transportes especiais da CMTU, a idéia de realizar o treinamento surgiu quando chegaram os primeiros ônibus adaptados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Região só perde moradores

Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais

Imagem de destaque
Filme se passa em 1987

Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina

Imagem de destaque
Até 5 de janeiro

Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina

Imagem de destaque
Veja como participar

Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina


Durante o encontro, conselheiros e representantes da CEEPP realizam dinâmicas de grupo com os funcionários, além de orientá-los, por meio de vídeos e palestras, sobre qual a melhor maneira de lidar com as diferentes deficiências. Para tornar mais clara a realidade vivida pelas pessoas com deficiência, motoristas e cobradores ainda participam de simulações nas quais, por exemplo, têm os olhos vendados para entrar e sair dos ônibus.


Os participantes do treinamento recebem ainda textos sobre o que fazer diante de uma pessoa com deficiência. Os textos contêm informações sobre deficiência auditiva, deficiência de fala, deficiência visual, paralisia cerebral, deficiência física, deficiência mental, entre outras. Após as palestras e simulações nos ônibus adaptados, os participantes se reúnem para falar sobre suas atitudes no dia-a-dia e a postura assumida no trabalho, diante de usuários com necessidades especiais.

Além do treinamento desta quinta-feira, a CMTU já tem agendado outros três encontros. Um no próximo sábado (dia 21) e os outros dois no mês de novembro (dias 11 e 22).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo