O Colégio de Aplicação da UEL realiza entre os dias 8 e 10 de maio, a I Jornada de Humanidades – Diálogos Interdisciplinares, que promoverá atividades simultâneas em onze salas de aula do Ensino Médio, com a participação de cerca de 200 palestrantes.
Participam alunos do Ensino Médio dos períodos matutino e noturno, que junto com professores e convidados, discutirão temas como: juventude e desemprego; o aquecimento global; sexualidade; preconceitos de gênero e racial; a situação política da Venezuela; a conquista espacial e seu impacto no homem contemporâneo; cidadania, movimentos sociais como o movimento estudantil, a luta pelo passe livre e questão agrária; o Orkut como espaço de discriminação; a construção da usina de Mauá no rio Tibagi; bioética; o terrorismo; as guerras atuais; análise sociológica de músicas (Titãs, Caetano Veloso e outros); chuva ácida e preservação ambiental.
Os participantes poderão ainda vivenciar oficinas de desenhos e gravuras em parceria com o Departamento de Artes da UEL e uma oficina de customização de roupas.
Leia mais:
Dia da Saul Elkind movimenta principal via comercial da zona norte de Londrina
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Sessão Kinopus exibe filmes restaurados para comemorar os 90 anos de Londrina
Vários filmes serão projetados e comentados durante a jornada e apresentações artísticas propiciarão a confraternização entre os participantes. Participam as "bandas" dos alunos do colégio, grupos de cultura popular como capoeira e maracatu e outros como hip hop e rock.
A realização da Jornada é uma iniciativa dos professores de Sociologia e Filosofia, com a participação de professores e acadêmicos da UEL, de faculdades particulares e da sociedade em geral, com apoio da direção, equipe pedagógica e APMF do Colégio de Aplicação.
"A I Jornada de Humanidades visa propor o diálogo interdisciplinar tendo a Sociologia e a Filosofia como base para conhecer, refletir e debater os vários temas que se apresentam no dia a dia e a importância do posicionamento de cada um diante dos mesmos. A escola não poderia ficar alheia a isto, e muito pelo contrário, se propõe a atuar de modo a contribuir com o debate auxiliando a comunidade escolar a entender a necessidade de opinar e tomar decisões importantes nas grandes questões regionais, nacionais e mundiais", afirma o diretor do Colégio de Aplicação, professor João Batista Martins.
O Colégio de Aplicação da UEL fica na Rua Piauí, 720, centro, fone 3323-4202.