Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Frio preocupante

Com sexta geada deste inverno no norte paranaense, IDR comenta medidas de prevenção no campo

Gustavo Batista - Estagiário*
30 jul 2021 às 11:42
- IDR-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se a primeira onda de frio de 2021 provocou queimadas leves na produção agrícola de Londrina e região, a severidade desta terceira tirou o sono dos produtores.


De acordo com a agrometeorologista Angela Costa, que atua no IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), esta sexta-feira (30) contou com a sexta geada da estação no norte paranaense. Para ela, quem não preparou a proteção, certamente teve a safra comprometida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O café, foco do programa Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR em parceria com o Simepar (Sistema), exigiu medidas prévias ao advento do inverno. A pesquisadora explica que as plantas de seis meses a 2 anos deveriam ter recebido chegamento de terra em maio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Clima segue quente

Quinta-feira terá tempo fechado e falta de chuvas em Londrina e na região

Imagem de destaque
Na Zona Leste

Em Londrina, governador do Paraná faz entrega de 73 apartamentos subsidiados

Imagem de destaque
Almoço bom e barato

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta quinta-feira

Imagem de destaque
Símbolo de luta

Morre em Londrina Renan Cavalari, criador da Sereia do Amazonas


Para as mudas novas, com até seis meses, é indicado o enterrio. Os viveiros podem ser cobertos e protegidos com nuvens de aquecimento, por exemplo.

Publicidade


Se a planta foi afetada pela geada, o produtor faz a poda e evita maiores prejuízos, pois, se os cristais de gelo atingirem o tronco, as células morrem.


O clima gelado não preocupa só quem cultiva este grão que, após torrado, moído e coado, é muito bem-vindo na xícara. As estufas abrigadas em hortaliças também precisam receber um sistema de aquecimento.

Publicidade


A previsão emitida pela meteorologia local indica que culturas como tomate, milho, pastagens, frutíferas tropicais, entre outras, também poderão ser afetadas pelas geadas. Para receber o Alerta Geada, é necessário enviar uma mensagem para o WhatsApp (43) 3376-2248 com a frase "quero receber o alerta geada".


Previsão


Considerando dados do Simepar, pelo menos nos próximos dias, os agricultores poderão ter mais tempo para calcular custos e prepararem as lavouras para eventuais fenômenos.


Londrina experimenta gradual elevação de temperaturas nos próximos dias. Mínimas podem ser de 12ºC já na próxima semana. .

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade