O serviço de coleta de lixo em Londrina, paralisado desde a noite da última quarta-feira (27), deve ser retomado nesta sexta-feira (28). A chegada de novos caminhões à empresa Paviservice, responsável pela coleta de lixo doméstico na cidade, provocará a suspensão da greve pelos coletores.
A paralisação foi deflagrada para exigência melhores condições de trabalho, cuja principal reivindicação dos trabalhadores dizia respeito a má qualidade dos veículos. Muitos caminhões encontravam-se com problemas técnicos, como falta de freio, retrovisor e estribo.
"Após as tratativas, os coletores resolveram suspender a paralisação assim que os novos caminhões cheguem a cidade. A informação que temos é de que os veículos já estão deslocando para Londrina, diante disso, é provável que a coleta do turno desta noite já seja regularizada. Caso os veículos cheguem a cidade a tempo de iniciar a coleta da tarde, o serviço será retomado imediatamente", informou Isabel Aparecida de Souza, presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Londrina (Siemaco).
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
A reportagem do Bonde tenta contato com os representantes da empresa desde o início da manhã para saber qual o horário programado para a chegada dos caminhões em Londrina. Os veículos estão vindo de Curitiba.
Caso a coleta não seja retomada ainda hoje, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) deve autuar a empresa com multa proporcional ao prejuízo causado à população com a paralisação do serviço na cidade.
(Matéria atualizada às 10h40)