Uma equipe de técnicos da Vigilância Sanitária esteve ontem no Jardim Novo Perobal (zona sul de Londrina) para fazer a dedetização das casas e quintais do bairro, que está infestado de micuins (larva de um tipo de carrapato de cavalo). Durante todo o dia homens aplicaram inseticida com uma bomba costal. "Vamos fazer uma barreira cercando todo o bairro. Nossa previsão é dedetizar de 60 a 70 casas nesta primeira etapa", explicou Valdemiro Giroldo, um dos técnicos. "Depois, se for preciso, a gente volta."
O inseticida é aplicado dentro e fora das casas. De acordo com os técnicos, logo que aplicação termina as pessoas podem voltar para as casas. O produto também é usado em animais e não é perigoso para o homem.
A medida, porém, não vai resolver o problema. As casas ficam ao lado de um fundo de vale. O mato está alto. As ruas não têm asfalto, as casas são de madeira e há animais por toda parte - cachorros, porcos e muitos cavalos. "Decidimos aplicar o inseticida porque a situação aqui está muito feia, mas sabemos que isso só vai diminuir a incidência dos carrapatos. Não vai acabar com eles definitivamente", reconheceu o chefe da Vigilância, Marcelo Viana.
"A solução para o problema seria os moradores levarem os cavalos para outro local e aprenderem a fazer o manejo adequado dos animais" apontou Vladimir Berlini, outro técnico.
Leia mais:
Furtos de cabos deixam enfeites natalinos 'apagados' em várias regiões de Londrina
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e na região
Escola de Londrina vai receber selo por promover iniciativa antirracista
Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quinta-feira
*Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.