O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) de Londrina divulgou, nesta segunda-feira (18), o resultado final do concurso de redação e desenho promovido pela entidade com as escolas públicas municipais e estaduais da cidade. O concurso "Acessibilidade - Siga essa idéia" visou estimular a discussão do assunto entre crianças e jovens, além de comemorar o "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência", realizado no dia 21 de setembro.
O CMDPD recebeu ao todo 59 trabalhos, vindos de 41 escolas. A premiação vai contemplar, no próximo dia 23, alunos, professores e escolas. Os primeiros colocados ganharão microcomputador (1º lugar), bicicleta (2º) e aparelho de DVD (3º). Já a escola vencedora ganhará uma TV 21' tela plana e o professor um telefone celular.
Na categoria desenho, o trabalho vencedor foi de Beatriz Silva Zivich, de 10 anos, aluna da 4ª série, da Escola Municipal Maria Tereza Meleiro Amâncio. O segundo, Thiago Kuas de Oliveira, da Escola Municipal Maria José Carneiro, e o 3ª, Eric César Gomes de Paula, da 1ª série da Escola Municipal Dalva Fahl Boaventura.
Leia mais:

Paranaense: FPF define datas e Londrina EC encara Operário no sábado

Postos de Saúde de Londrina abrem no período da noite durante campanha do Mês da Mulher

Contrato de patinetes é prorrogado por 30 dias em Londrina

Militantes picham sede de sindicato com frase a favor do Carnaval em Londrina
Na segunda categoria, que reunia redações de alunos do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série), a vencedora foi Bruna Karla Martins Gonzaga, da 7ª série, do Colégio Estadual Ana Molina Garcia. Em segundo, Amanda Keren Frois, aluna da 8ª série do Colégio Estadual Nilo Peçanha e, em terceiro, Angelita Lucy Rufino Kubaski, da 7ª série do Colégio Estadual do Instituto Londrinense para Educação de Surdos (ILES).
Entre os alunos do Ensino Médio, a redação campeã foi de Silvieli Aline dos Santos Rocha, do 3° colegial do Colégio Estadual Professora Maria do Rosário Castaldi. Em segundo lugar, o trabalho de Cimara Martins Esteves, do 2° colegial do Colégio Estadual Vicente Rijo, e em terceiro, a redação de Evelise Cristine Gomes, aluna do 3° colegial do Colégio Estadual Hugo Simas.
O material será editado em CD e cartilha, e será distribuído nas escolas que participaram do evento.