Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Projeto aprovado na Câmara

Condomínios serão obrigados a construir ciclovias em Londrina

Redação Bonde com CML
13 mar 2014 às 14:57

Compartilhar notícia

- Gustavo Carneiro/Equipe Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os vereadores aprovaram na sessão desta quinta-feira (13) da Câmara Municipal de Londrina, o projeto de lei, de autoria do parlamentar Tio Douglas (PTB), que obriga a construção, pelos empreendedores, de ciclovias nas ruas do entorno dos condomínios verticais ou horizontais fechados ou nas principais avenidas, nos casos de loteamentos abertos.

A proposta acrescenta inciso ao artigo 61, da Lei do Parcelamento do Solo, dispositivo que estabelece
as responsabilidades do empreendedor em relação à infraestrutura do loteamento ou condomínio. A Comissão de Justiça acolheu os argumentos da Assessoria Jurídica e emitiu parecer favorável à tramitação do projeto com a emenda modificativa n° 1, de sua autoria, acrescentando que será responsabilidade do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e da Secretaria de Obras a análise técnica sobre a viabilidade de implantação das ciclovias, paralelamente à expedição das diretrizes urbanísticas dos empreendimentos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Consultados pelo Legislativo, o Conselho Municipal das Cidades, a Secretaria de Obras e o Ippul também defendem que a localização das ciclovias deve ser atribuição dos órgãos técnicos da prefeitura. A manifestação da Secretaria de Obras acrescenta ainda que possivelmente as ciclovias concorrerão com os pedestres, caso seja mantida a obrigatoriedade da sua implantação em calçadas com padrão de três metros de largura. A Comissão de Desenvolvimento Urbano emitiu parecer favorável ao projeto com a emenda n° 1, da Comissão de Justiça.

Leia mais:

Imagem de destaque
Amistoso nesta sexta-feira (13)

Ainda sem reforços, Londrina EC estreia na Supercopa Paraná

Imagem de destaque
Promoção da segurança

Guarda Municipal promove operação Londrina Natal Seguro

Imagem de destaque
Limpeza da pauta de 2024

Câmara de Londrina vota Orçamento e Plano Diretor em sessão extraordinária

Imagem de destaque
Tem sobremesa!

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta sexta-feira


Após abertura de prazo para emendas, a vereadora Sandra Graça (SDD) apresentou subemenda à emenda n° 1 e acrescentou um novo parágrafo ao artigo 61 da Lei 11.672/2012: as medidas mitigadoras e compensatórias decorrentes da implantação de empreendimentos deverão ser registradas no Cartório de Títulos e Documentos e publicadas antecipadamente no Jornal Oficial do Município. A Comissão de Justiça recomendou a utilização pura e simples do termo cartório e emitiu parecer favorável à proposta da vereadora. A emenda e a subemenda apresentadas também foram aprovadas pelos vereadores nesta quinta-feira.

O projeto volta a ser discutido em segundo turno daqui a sete dias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo