O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) recebe a partir da próxima segunda-feira (4) inscrições de candidatos dispostos a ocupar dez vagas em sua composição. As inscrições ficarão abertas até o dia 21 de agosto. Após a análise e aprovação das candidaturas, no dia 9 de setembro, o CMAS realizará uma assembleia extraordinária para votação dos novos membros. A atual composição foi eleita em 2013 e permanecerá atuante por dois anos.
As eleições de setembro têm caráter complementar e elegerão 10 novos componentes do conselho para ocupar as vagas disponíveis, sendo nove para suplentes e uma para conselheiro titular. Seis das vagas disponíveis são para representantes de serviços sociais mantidos pela Prefeitura, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). As outras quatro vagas, todas para conselheiros suplentes, são destinadas a representantes da sociedade civil, como profissionais da área de assistência social e cidadãos usuários dos serviços assistenciais administrados pelo conselho.
O CMAS tem atribuições como estabelecer as prioridades da política municipal de assistência social e aprovar o Plano Anual de Assistência Social, além de administrar o Fundo Municipal de Assistência Social e gerenciar diversas entidades assistencialistas do município. As reuniões deliberativas acontecem duas vezes por mês. O conselho é composto por um total de 28 membros titulares, sendo 14 representantes da sociedade civil e outros 14 atuantes em instituições com vínculo com a Prefeitura.