Em comemoração aos 10 anos de serviço do Siate em Londrina, a Prefeitura e Corpo de Bombeiros estão promovendo uma campanha de doação de sangue para o Hemocentro do Hospital Universitário.
As doações de sangue ao Hemocentro do Hospital Universitário (HU) podem ser feitas de forma individual, ou seja, o interessado procura diretamente o Hemocentro. A doação também pode ser de forma coletiva. Neste caso, na coleta externa uma equipe do hospital vai até a empresa ou instituição.
De acordo com informações do Hemocentro, o número de doadores que procuram o Hemocentro nem sempre corresponde à demanda de doações.
Leia mais:
Vivi Xavier aumenta população em 44%; Cincão e Centro Histórico registram queda de moradores
Após resgate em Carlópolis, filhote de lontra recebe cuidados veterinários em Londrina
Instituto Não Me Esqueças lança campanha de Natal em Londrina
Forças de segurança vão intensificar policiamento do comércio londrinense no fim de ano
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a doação de sangue é um procedimento simples e rápido. Para doar, a pessoa deve ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, ter boas condições de saúde e não ter comportamento de risco. No dia da doação é aconselhavel que a pessoa tenha dormido pelo menos seis horas, que aguarde duas horas após a ingestão de comida e que esteja há pelo menos 12 horas sem ingerir bebidas alcóolicas.
Para manter um nivel adequado de estoque o hemocentro precisa em média de 40 a 60 doações por dia, mas apenas 25 pessoas procuram o hemocentro diariamente para doar sangue. Para mater o volume ideal de estoque a equipe do Hemocentro realiza, pelo menos uma vez por semana, ações externas para garantir uma doação maior. Entre os locais onde o Hemocentro realiza estas coletas, se destacam as empresas e as instituições de ensino.
Em função disto, o período de férias escolares acaba se tornando a época em que o estoque de sangue registra a maior queda. Esse período também coincide com a saída das pessoas, que partem em viagem, com as festas de final de ano ou com a época do frio, o que acaba desestimulando as pessoas a doarem sangue.
As doações no Hemocentro podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O local fica na rua Cláudio Donizete Cavaliere, nº 156, ao lado do HU. As empresas e instituições interessadas em solicitar a coleta externa podem entrar em contato com o Hemocentro pelos telefones (43) 3371-2218 ou 3371-2465.