O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) realizou a vistoria dos prédios históricos da Biblioteca Pública Municipal e do Museu Histórico de Londrina nesta quinta-feira (15).
O Crea recebeu o apoio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para realizar a vistoria. Em entrevista à rádio CBN Londrina, o inspetor do Crea Júlio Cotrin afirmou que não foram encontrados problemas graves e informou que o relatório deve ser encaminhado para prefeitura de Londrina e para o Governo do Estado em 30 dias.
No entanto, foram encontradas extintores vencidos, infiltrações e fiações aparentes no prédio da Biblioteca Pública, onde ainda estão localizados as dependências da Biblioteca Infantil e do Teatro Zaqueu de Melo. A diretora de Patrimônio Histórico, Vanda de Moraes, informou que a fiação foi trocada recentemente e que as infiltrações estão sendo corrigidas. Ela também adiantou que os extintores serão trocados. "A vistoria é um instrumento importante para sanar os problemas que ainda não foram percebidos", elogiou.
Leia mais:
Chefe de gabinete de Filipe Barros pediu reembolso à Câmara para custear viagem a casa de strip
Novo Posto de Passaportes da PF será inaugurado no Londrina Norte Shopping
Morre Ana Maria Steinmetz, mãe do arcebispo de Londrina, dom Geremias
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e região
Conforme o Crea, o Museu Histórico apresenta um melhor estado de conservação. Mesmo assim, rachaduras e fios desencapados foram encontrados no prédio. O Corpo de Bombeiros solicitou a instalação de corre-mãos e luzes de emergência.
A diretora do Museu, Regina Alegro, disse que estudos serão realizados para verificar a possibilidade de instalar os corre-mãos sem interferir na arquitetura do local histórico. Além disso, ela lembrou que o Museu tem um projeto de prevenção e segurança contra incêndios elaborado no começo no ano passado, que está em trâmite atualmente. (Com informações da rádio CBN Londrina)