Neste sábado (26), o Ministério da Saúde, em parceria com os estados e municípios, vai realizar a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença grave, causada pelo poliovírus, que ataca geralmente as criança e pode ser facilmente transmitida.
O vírus se desenvolve na garganta ou no intestino e se espalha pela corrente sangüínea. Ao chegar no sistema nervoso central, ataca os neurônios provocando a paralisia. Nos casos mais graves, as pessoas infectadas podem até morrer.
A única forma de se prevenir é com a vacinação. Não existe tratamento específico para a doença e não há cura. Por isso, é importante que as crianças tomem todos os anos a vacina contra a poliomielite até completarem 5 anos de idade.
Leia mais:
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Feira Londrina Criativa acontece neste fim de semana em shopping da zona norte
Londrina
Em Londrina são 39 mil crianças nesta faixa etária. A atenção deve ser ainda maior, já que a Secretaria de Saúde não vai estender a campanha de vacinação pelos próximos dias, em virtude da greve do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv).
A prefeitura vai disponibilizar mais de 120 postos de vacinação por toda a cidade, incluindo as unidades básicas de saúde da região urbana e rural e mais 70 postos volantes, que serão montados, especialmente, para a campanha de vacinação. O horário será das 8h às 17h.