Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Londrina

DER debate duplicação da PR-445 com Sanepar e Copel

Agência Estadual de Notícias
19 mar 2012 às 18:17

Compartilhar notícia

- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A diretoria técnica do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) reuniu-se nesta segunda-feira (19) com um grupo formado por representantes de vários órgãos estaduais e municipais que poderão contribuir para o melhor andamento das obras de duplicação da PR-445, entre os municípios de Londrina e Cambé, no Norte do Estado. As propostas de preços das empreiteiras que participam da licitação devem ser abertas dentro de um mês.

"A reunião com esses agentes públicos teve como objetivo aumentar o entrosamento e equacionar uma série de dificuldades técnicas para que não tenhamos atrasos na execução dos trabalhos", explicou o diretor técnico do DER, Amauri Medeiros Cavalcanti.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As obras de duplicação da PR-445 vão envolver empresas como a Sanepar, a Copel, as prefeituras locais, e órgãos do meio ambiente, como a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), AguasParaná e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Leia mais:

Imagem de destaque
Início em 24 de março

UEL aprova calendário de graduação para 2025

Imagem de destaque
No pátio do Bar do Japa

Evento "Mulheres na Roda de Samba" também acontece em Londrina

Imagem de destaque
Treinamento

Londrina EC aposta em pré-temporada como diferencial em 2025

Imagem de destaque
Risco de tempestades

Final de semana será de tempo instável e chuvas em Londrina e região


Segundo o DER, empreendimentos com as características da PR-445 envolvem a resolução de questões operacionais relacionadas às tubulações de água e esgoto e de cabos de fibra ótica, por exemplo, que podem ser afetadas pelas obras. O mesmo caso se verifica com o posteamento da energia elétrica. O diálogo com os atores envolvidos, segundo Cavalcanti, permitirá minimizar os futuros problemas, inclusive com o meio ambiente.

Publicidade


O DER vai encaminhar cópias do projeto de duplicação para os responsáveis dos órgãos envolvidos e, no prazo de 30 dias, terá um retorno, com o mapeamento dos principais problemas a serem resolvidos em cada área. Com isso, os engenheiros poderão elaborar um cronograma de obras mais racional.


Duplicação


A duplicação do trecho de 16 quilômetros da PR-445, entre Londrina e Cambé, foi autorizada pelo governador Beto Richa. Serão construídos 13 viadutos e trincheiras, com investimento total estimado em R$ 104 milhões. O primeiro lote será de seis quilômetros entre o Distrito Maravilha a Avenida Harry Prochet. O segundo terá cinco quilômetros, da avenida até a Universidade Estadual de Londrina (UEL). As duas obras estão orçadas em R$ 79,3 milhões. O último lote a ser duplicado, de 5,8 quilômetros, é um trecho entre a UEL e o viaduto da BR-369, na entrada de Cambé.

A obra atende as metas propostas pelo Plano de Governo 2011/2014, que busca eliminar os principais gargalos logísticos do Estado. O trecho urbano que será duplicado concentra a maior parte dos acidentes registrados na PR-445. De acordo com o DER, em 2011 foram registrados 409 acidentes na rodovia, com 22 mortos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo