A duplicação da PR-445 seria retomada "com força total" a partir de hoje, mas a construtora Sanches Tripoloni, com sede em Maringá, deve finalizar apenas nesta semana a contratação de mais 20 funcionários que vão atuar na obra no cruzamento com a Avenida Waldemar Spranger, na zona sul de Londrina.
Com atrasos nos repasses que deveriam ter sido feitos pelo governo do Estado, a Sanches Tripoloni reduziu o número de funcionários até interromper os trabalhos em janeiro deste ano. Após as negociações, a obra iniciada em outubro de 2012 recomeçou aos poucos. O retorno das atividades foi anunciado para o dia 30 de março, de forma gradativa, mas a chuva atrapalhou e o novo cronograma só foi colocado em prática durante o mês de abril.
Na manhã de ontem, funcionários da construtora concentraram as atividades nos viadutos das avenidas Dez de Dezembro e Harry Prochet. Maquinários também foram deslocados até a rodovia. Segundo o engenheiro Mário Ribas, da construtora responsável pela obra, aproximadamente 50% dos trabalhos foram finalizados. "Desde o final de março, 80 funcionários foram contratados de forma direta e outros 30 por meio de empresas terceirizadas. Nesta semana estamos contratando mais 20 funcionários para retomar a obra no viaduto com a Waldemar Spranger", destacou. Conforme o engenheiro, ainda é preciso finalizar o aterro no viaduto da Avenida Dez de Dezembro e concluir o trabalho de escavação no viaduto da Harry Prochet.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
O primeiro lote da duplicação entre o viaduto do Conjunto Habitacional Jamile Dequech e a Avenida Harry Prochet seria finalizado até setembro do ano passado. Já o segundo lote entre a avenida Harry Prochet e o campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) deveria ter sido entregue em dezembro de 2014. Apenas a terceira etapa entre a UEL e a cidade de Cambé foi concluída pela construtora Triunfo. Mesmo com o atraso, a duplicação foi finalizada em dezembro do ano passado. Agora, o novo prazo de entrega para a conclusão das duas primeiras etapas é dezembro de 2015.
O superintendente regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), José Ferreira Heiddeger, não soube informar se o governo do Estado realizou novos repasses à Sanches Tripoloni. "A obra deve ser entregue até dezembro deste ano. Temos ainda o trecho a ser concluído, mas também depende da chuva", explicou. A assessoria de imprensa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou, no final de março, que a empresa havia feito um acordo com o governo do Estado para receber os valores em atraso de forma parcelada. Na época, o montante estava acumulado em R$ 13,5 milhões. Desde o início das obras, já foram investidos pouco mais de R$ 60 milhões. "Aqui o trânsito é muito intenso e dá muito acidente. Tomara que a obra seja concluída logo", disse o vigilante Airton Martins que trabalha próximo à Avenida Waldemar Spranger.