Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
'Anel de fogo'

Dezenas acompanham eclipse solar no Planetário de Londrina

Aline Machado Parodi - Grupo Folha
26 fev 2017 às 12:31

Compartilhar notícia

- Marcos Zanutto/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dezenas de pessoas acompanharam o eclipse solar anular no Planetário de Londrina, na manhã deste domingo (26). O tempo nublado chegou a colocar em dúvida se seria possível visualizar o fenômeno, mas, minutos antes de iniciar o eclipse, o céu abriu e por alguns instantes foi possível ver parte da sombra da lua projetada no sol.

O Planetário montou dois telescópios e distribuiu filtros para as pessoas acompanharam o fenômeno. Francisco Pellicano, de 9 anos, foi o primeiro a olhar pelo telescópio. "Foi muito legal. O sol estava laranja e do lado direito tinha uma mancha preta", descreveu o menino.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Marcos Zanutto/Grupo Folha
Marcos Zanutto/Grupo Folha


Francisco e mãe, Valeria Pellicano, 50, professora aposentada, tinham desistido de irem ao Planetário quando acordaram com o céu nublado. "Estávamos falando a semana inteira, dai deu aquela decepção. Mas quando tempo abriu um pouquinho corremos para cá para ver", disse Valéria. O filho está estudando os planetas na escola e para ela é importante incentivar ele participar de eventos como o deste domingo. "Era hoje ou nunca", brincou.

Leia mais:

Imagem de destaque
90 anos

Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina

Imagem de destaque
Legislação do Plano Diretor

Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo

Imagem de destaque
Nordeste do Brasil

Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada

Imagem de destaque
2.268 oportunidades em Londrina

Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego


"O eclipse solar acontece quando a Lua fica entre a Terra e o sol. A luz do sol não consegue atingir a Terra e forma uma sombra", explicou a planetarista Sheyla Dayane dos Santos.


A ocorrência de eclipse solar é comum, mas a visualização na região de Londrina, segundo Sheyla, é mais difícil. O último foi em 2007 e o próximo será só daqui cerca de 20 anos. "Teremos outro eclipse este ano, em outubro, mas só será visto nas regiões Norte e Nordeste. Depois, em 2023, também terá um visível só no Nordeste do Brasil", explicou.

A observação depende da inclinação da terra. No Brasil, foi possível ver 60% do eclipse solar. Nas regiões mais ao Extremo Sul do Planeta, o eclipse foi total.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo