Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
25ª Semana Municipal da Mulher

Dia Internacional da Mulher é celebrado em Londrina

Redação Bonde com N.Com
08 mar 2017 às 19:52

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apresentações musicais, artísticas e esportivas marcaram a manhã desta quarta-feira (8), na Concha Acústica, onde a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, celebrou o Dia Internacional da Mulher. A iniciativa integra a 25ª Semana Municipal da Mulher, que tem o tema "Cultura, Esporte e Cidadania como Estratégia de Empoderamento das Mulheres".

A abertura do evento foi marcada por três apresentações de ginastas campeãs sul-americanas e brasileiras de Ginástica Rítmica, categoria infantil, da Universidade Norte do Paraná (Unopar), e de balé solo com bailarinas da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O prefeito Marcelo Belinati destacou que iniciativas como estas são muito importantes para divulgar, ampliar e estimular que as pessoas discutam todos os temas ligados à mulher. "Desde a área da saúde, pois tantas mulheres jovens desenvolvem câncer, como o de mama, sendo que existem métodos de diagnóstico precoce que podem prevenir que esta mulher venha até perder a vida, até a questão da violência contra a mulher, esclarecendo como ela pode se proteger destas situações e onde ela pode levar uma denúncia, além de oportunidades de trabalho para as mulheres, entre outras questões", ressaltou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Abre e fecha

Veja o funcionamento dos serviços municipais durante o aniversário de Londrina

Imagem de destaque
Para todas as idades

FEL oferta aulas gratuitas de treinamento funcional em Londrina

Imagem de destaque
Feira Gastronômica

Banda Essence se apresenta nesta sexta na Concha Acústica em Londrina

Imagem de destaque
'Nada Sincronizado'

Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira


A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia de Oliveira Moura, ressaltou que o evento foi realizado em parceria com diversas secretarias municipais e instituições apoiadoras. "Estamos aqui comemorando o Dia internacional da Mulher. Em nossa pasta, além de atendemos as mulheres vítimas de violência, também estamos trabalhando a prevenção", frisou.

Publicidade


Campanha Quem me Abraça – A secretária ressaltou que uma das iniciativas mais importantes deste dia foi a lançamento da campanha "Quem me Abraça", projeto-piloto de educação e prevenção à violência doméstica que será desenvolvido, inicialmente, na Escola Municipal Irene Aparecida da Silva, no Conjunto Jamile Dequech, na região sul. São parceiros do projeto as secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Instituto Avon.


Segundo Nádia, o projeto visa trabalhar com crianças, professores e a comunidade do entorno, a prevenção sobre qualquer tipo de violência contra a mulher. "Nosso grande objetivo é que não precisemos fazer encaminhamentos para a Lei Maria da Penha e para os centros de atendimentos. Vamos trabalhar a prevenção, para que diminua todo tipo de violência contra a mulher em nosso Município", destacou.

Publicidade


De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Teresa de Moraes, a ideia é estender o projeto também para outras escolas municipais. "A educação tem que começar na infância, por isso a importância deste trabalho, para que tenhamos uma geração muito melhor com relação ao tratamento à mulher", afirmou.


A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosalina Batista, disse que fazer eventos fora dos ambientes fechados é fundamental para debater e refletir a situação da mulher no País. "Ainda temos um grande número de mulheres que perdem a vida jovens, que são violentadas constantemente, então temos que ter essa reflexão. Precisamos ter políticas públicas consolidadas, pois a mulher só consegue obter conquistas, se existirem políticas públicas que garantam uma vida de qualidade para elas", salientou.


Ações - Durante o evento, o público também presenciou apresentações musicais com o Coletivo Black Divas, coral infantil Solidariedade Sempre e Núcleo Associativo dos Angolanos em Londrina (NAAL). Também foi realizada uma atividade física coordenada pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), serviço de aferição de pressão e teste glicêmico, pelo Conselho Regional de Farmácia, orientações para prevenção de IST/HIV/Aids, hepatites e tuberculoses, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e orientações de educação ambiental e entrega de mudas de árvores pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema).

Além disso, foi realizada a "Mostra de Artesanato Mãos Talentosas" e arrecadados objetos de higiene pessoal para mulheres vítimas de violência, atendidas pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. As pessoas que contribuíram receberam uma camiseta da 25ª Semana Municipal da Mulher.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo