23/01/21
PUBLICIDADE
Saiba mais

Dia Mundial sem Carro terá atividades na avenida Higienópolis

Trocar o vaivém de veículos e o ronco dos motores por atividades que ocupem as áreas públicas e propiciem momentos de interação entre as pessoas. É com essa proposta que a Prefeitura de Londrina e a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) celebram, em setembro, o Dia Mundial sem Carro. Além de sugerir um novo olhar sobre a cidade, o evento – que está marcado para o dia 21, das 7h às 20h, na avenida Higienópolis – visa discutir os problemas decorrentes da profunda dependência dos automóveis nos centros urbanos.



E para comemorar a ocasião em grande estilo, um rol de atrações está sendo preparado. Distribuídas entre a rua Sergipe e a avenida Juscelino Kubitschek, as opções – inteiramente gratuitas e para todas as idades – incluem prestação de serviços, esporte, recreação, apresentações culturais, saúde, bem-estar e muito mais.

Para estreitar ainda mais a relação com os moradores, a Prefeitura leva ao evento ações das secretarias de Saúde, Cultura, Defesa Social, do Idoso e Trabalho. O Procon e a Sercomtel também marcam presença, enquanto a CMTU desenvolve iniciativas de educação no trânsito.

Para falar de comportamentos seguros nas ruas, palhaços foram escalados para interagir com o público e convidá-lo a testar a cadeira de impulsão – espécie de assento automotivo que desliza sobre trilhos para simular o impacto de uma batida.

No trecho entre a JK e a rua Goiás, corrida, pedalada, crossfit e aulão de muay thai prometem não deixar ninguém parado. Esportes como basquete, pingue-pongue e slackline completam a lista de exercícios de movimento. Já para os que procuram desacelerar da correria do dia a dia com técnicas que buscam fortalecer as energias mental, física e nervosa do corpo, a opção é a aula de yoga.

A programação conta com teste de glicemia e aferição de pressão arterial, orientações de saúde, treinamento de primeiros socorros, degustação de alimentos, exposição de ônibus antigos e recreação infantil. A unidade móvel do Detran-PR leva serviços, atividades culturais e educativas. Universidades realizam a exposição de cursos de graduação e instituições do sistema S, como Sesc e Senac, preparam brincadeiras e ações de divulgação.

Consideradas um dos pontos altos do evento, as apresentações artísticas e culturais contemplam diversos gostos e estilos. Divididos em três palcos, sendo um exclusivamente reservado à projeção de curtas-metragens com temática londrinense, músicos e grupos pretendem colocar todo mundo para cantar e dançar. Dentre as atrações já confirmadas estão coral, cantores sertanejo, de pop, pagode e rock autoral. Tem também danças típicas japonesas e banda marcial e, ainda, a presença de apresentadores de emissoras de TV locais.

Histórico

Criado na França, em 1997, o Dia Mundial sem Carro teve início em Londrina em 2011. O evento é realizado sem interrupções por aqui desde 2015 e propõe a utilização das bicicletas e do transporte público como solução de mobilidade urbana. Para abraçar a ideia e ajudar a encher a avenida Higienópolis de movimento, as empresas interessadas na parceria podem entrar em contato com a CMTU pelo telefone (43) 3379-7913 ou, ainda, no e-mail: [email protected]
N.Com
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
TCGL, TIL e Londrisul

Paralisação de ônibus pode se estender durante o fim de semana em Londrina

22 JAN 2021 às 19h37
128 mil carnês

Primeiro prazo do IPTU 2021 vence no dia 27 de janeiro

22 JAN 2021 às 18h00
Programe-se

Comércio de rua de Londrina atenderá em horário diferenciado a partir do dia 25

22 JAN 2021 às 17h07
Oeste do Paraná

Adolescentes são detidos com 50 tabletes de maconha em Realeza

22 JAN 2021 às 16h39
Até 2022

Paraná assume presidência do Codesul

22 JAN 2021 às 16h23
Responderão por tortura

Bebê de 9 meses tem fêmur fraturado após agressão dos pais em Marialva

22 JAN 2021 às 16h02
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados