O Arcebispo Emérito de Londrina, Dom Albano Bortoletto Cavalin, será homenageado pela UEL, com o título de Doutor Honoris Causa. A concessão foi aprovada pelo Conselho Universitário, por unanimidade, na reunião do dia 3. O título será entregue no dia 27 de setembro, às 19 horas, no Teatro Ouro Verde. As informações são do Notícia Digital.
Segundo o Estatuto da UEL, o título de Doutor Honoris Causa pode ser concedido às personalidades científicas nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras ou artes e aos que tenham beneficiado em forma excepcional à humanidade, ao País ou prestado relevantes serviços à Universidade.
A proposta foi apresentada pela Direção do Centro de Ciências Exatas e aprovada pelo Conselho do CCE. Segundo o vice-diretor, professor Marcos Falleiros, Dom Albano é um grande amigo da UEL. "Principalmente na época em que mais se criticava a universidade, durante a greve, nas reuniões em Curitiba lá estava a mão de Dom Albano, firme e forte do lado da UEL", justificou.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Dom Albano disse que ficou surpreso com a homenagem. "Que eu amo a Universidade, não tenho dúvida. Que trabalhei para a Universidade, sobretudo em horas difíceis e dolorosas, trabalhei. Mas não que viesse a merecer um título tão grande como esse. Que Deus me faça digno de amar ainda mais essa Universidade e trabalhar por ela como desejo".
E acrescentou: "Se for para representar o que a Igreja fez, já que segundo me dizem, parte da UEL nasceu nos salões debaixo da Catedral de Londrina, isso me alegra muito. Ciência e fé a serviço do homem".