Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Na Catedral

Dom Geremias recebe imposição do pálio arquiepiscopal

Pedro Marconi
Grupo Folha
09 set 2018 às 13:31

Compartilhar notícia

- Anderson Coelho/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O arcebispo da Arquidiocese de Londrina, dom Geremias Steinmetz, recebeu na manhã deste domingo (9) a imposição do pálio arquiepiscopal na Catedral. Centenas de fiéis compareceram à missa especial dedicada ao momento. O arcebispo ganhou o objeto do núncio apostólico, dom Giovanni D'Aniello, embaixador da Santa Sé, personificação jurídica do Vaticano, no Brasil. O pálio é símbolo do serviço e da promoção da comunhão na província eclesiástica e na comunhão com a Sé Apostólica.

Dom Geremias deveria ter recebido o pálio das mãos do Papa Francisco no dia 29 de junho, em Roma, em solenidade de Pedro e Paulo, considerados santos pela Igreja Católica. Porém, não conseguiu viajar e chegar a tempo em razão de problemas com o voo quando estava em São Paulo. "Tínhamos marcado com o núncio para vir até aqui outra data, entretanto tivemos que desmarcar por conta de uma doença do pai dele, que mora na Itália. Agora deu certo. O pálio é um artefato que simboliza, na vida dos bispos e do povo, a questão do pastoreio", destacou o arcebispo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O pálio é uma das insígnias dos arcebispos e é usado pelos metropolitas nas suas igrejas e na sua província eclesiástica. Consiste em uma tira de lã branca com seis cruzes negras. Conta com dois apêndices, sendo um na frente e outro nas costas. Feito pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma, utiliza a lã de dois cordeiros, que são oferecidos ao papa em 21 de janeiro de cada ano, na solenidade de santa Inês, declarada pelos católicos como padroeira da pureza e da castidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta terça-feira (3)

Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina

Imagem de destaque
Práticas Educativas

Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência

Imagem de destaque
Participação custa R$ 10

Biblioteca Pública Municipal de Londrina terá encontros de meditação a partir desta quarta-feira

Imagem de destaque
Saiba onde comprar!

Economia Solidária de Londrina lança linha de Natal nesta terça-feira

Desde 2015, o papa apenas a entrega o pálio. A imposição é feita nas arquidioceses pelo núncio apostólico no país. Ao assumir a Arquidiocese de Londrina, dom Geremias Steinmetz passou a ser o bispo metropolita da Província Eclesiástica de Londrina, que engloba, além da Arquidiocese de Londrina, composta por 16 cidades e 84 paróquias, as dioceses de Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho, no Norte e Norte Pioneiro paranaense. Até o século 5, o pálio era usado somente pelo pontífice, chefe supremo da Igreja Católica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo