Londrina

EIVs podem ajudar a recuperar prédios históricos de Londrina; entenda

22 out 2014 às 15:13

Instalações de novas empresas em Londrina demandam Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs). Os levantamentos ajudam o município a analisar o impacto que os empreendimentos irão causar aos entornos das áreas onde eles serão instalados. Em alguns casos, a prefeitura pede para que as empresas executem, na cidade, medidas para compensar os imprevistos e prejuízos causados por suas instalações. Os responsáveis pelo City Shopping, por exemplo, vão precisar reformar a Supercreche para compensar o recuo irregular do empreendimento.

Projeto de lei, de autoria das vereadoras Sandra Graça (Solidariedade) e Elza Correia (PMDB), prevê que os prédios históricos do município também possam ser reformados pelas empresas por meio da execução das medidas compensatórias. A diretora de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, Vanda de Morais, ressaltou a importância da iniciativa, aprovada em primeira discussão pela Câmara na terça-feira (21), para a preservação da história da cidade. "O Museu de Arte, por exemplo, já conta com um projeto de restauro, mas falta dinheiro", disse em entrevista à rádio CBN Londrina.


De acordo com ela, o projeto de lei vai fazer com que o empresariado local veja com "outros olhos" os prédios históricos do município. "As estruturas vão poder ser utilizadas pelas empresas como forma de marketing cultural", ressaltou.

A matéria volta a ser discutida, em segundo turno, na sessão desta quinta-feira (23) do Legislativo.


Continue lendo