Setenta e três escolas da rede municipal de ensino terão nesta quinta-feira processo eleitoral que definirá os diretores para os próximos três anos. Ao todo, 106 professores se candidataram para as eleições, além de duas chapas que disputarão a direção dos Caics.
Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação, o número de integrantes da comunidade escolar cadastrado para a votação é de 20.255, sendo 2.530 professores e funcionários e 17.725 pais e alunos com mais de 16 anos.
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Central da Secretaria Municipal de Educação, Jair Ramos, as propagandas eleitorais nas unidades escolares estão correndo de forma tranqüila. "O que temos visto são incidentes normais. Na maioria das escolas o processo está calmo", declarou.
Leia mais:
Jornalista da Folha de Londrina ganha prêmio de Ciência e Tecnologia
Londrina Iluminação completa dez anos nesta terça
Com entrada gratuita, Londrina Mais Histórias começa nesta quinta no Parque Ney Braga
Londrina conta com mais de 500 oportunidades de emprego nesta semana
Das 73 unidades escolares, 46 tiveram apenas um candidato; 16 apresentaram dois interessados; e nove escolas têm suas diretorias disputadas por três professores. Nos Caics José Joffily e Dolly Jess Torresin, se candidataram apenas uma chapa em cada.
Ramos informou que, durante a votação, duas equipes móveis compostas por um total de oito funcionários da secretaria estarão percorrendo as escolas para supervisionar o processo. Uma equipe fixa também vai permanecer no prédio da prefeitura até às 22h para dar orientação e receber o resultado da apuração dos votos.
"A contagem será feita logo após o término da votação. Acreditamos que nas escolas menores a apuração será feita num período de uma hora. Até às 22h, achamos que o processo estará finalizado", disse, lembrando que os resultados serão transmitidos por telefone à Comissão Eleitoral Central ainda na quinta. Na sexta-feira, serão repassados por escrito.
A assessora da secretaria e membro da Comissão Eleitoral Central Karen Bettina Ikaeda disse que para concorrer ao cargo de diretor, os professores devem ter graduação completa ou estar cursando nível superior na área de educação (licenciatura); experiência de três anos na rede municipal de ensino; e disponibilidade de horário, de acordo com o funcionamento da escola.
"Nos outros anos, não era necessário que os candidatos tivessem curso superior", disse, lembrando que outra novidade para este processo é a autonomia da Comissão Eleitoral Central de anular e transferir a data da eleição, caso ocorra qualquer tumulto durante as votações.
Segundo a assessora, os centros municipais de educação infantil (CMEIs), as duas escolas indígenas do município e as escolas municipais Hikoma Udihara, Sônia Parreira Debei e Escola Oficina do conjunto habitacional João Paz (região norte) não irão integrar o processo eleitoral.
Já nos Caics Dolly Jess Torresin e José Joffily, as eleições também irão ocorrer de forma direta, mas por chapas eleitorais. "Não será apenas um candidato, mas dois ou três. Haverá os diretores geral e da escolaridade. Esse último cargo poderá ser composto por um ou dois professores, que devem estar ligados ao Estado e/ou ao município", explicou.
Votação
As eleições irão ocorrer nas unidades escolares, das 8h às 20h. Para professores de 5ª a 8ª séries, a votação será no CMEI Valéria Veronesi, que fica ao lado do Museu Histórico de Londrina, das 9h às 14h.
Karen destacou que, caso ocorra empate no processo, vence quem tiver mais tempo de atuação na rede municipal de ensino. Se apenas um candidato demonstrar interesse, ele é eleito se atingir 50% dos votos mais um. A posse dos diretores ocorre, segundo a assessora, logo no início do próximo ano. A função de diretor tem carga de 40 horas semanais. Além disso, há gratificação salarial de acordo com o número de alunos das escolas.